segunda-feira, dezembro 21, 2009

Professores são os responsáveis pela indisciplina dos alunos

"Está nas mãos dos professores e da escola acabar com os casos de indisciplina. Ambos são responsáveis por boa parte dos maus comportamentos que os alunos têm dentro da sala de aula. Esta é uma das principais conclusões do estudo "A Indisciplina em Sala de Aula: Uma Abordagem Comportamental e Cognitiva", do coordenador do Instituto Superior de Ciências Educativas (ver em . Luís Picado, especialista em psicologia da educação, defende no seu ensaio que muitos dos problemas têm por base a incapacidade da classe docente de encontrar novos modelos de convivência escolar: "Os professores são os responsáveis pelos problemas de indisciplina em sala de aula, mas não são os culpados por todas as situações de indisciplina em sala de aula. Pode parecer uma imagem demasiado forte, mas não me importo de a usar se isso contribuir para alertar para este fenómeno", esclarece o investigador e autor de vários estudos sobre psicologia escolar.
Muitas das dificuldades que surgem na sala de aula relacionam-se directamente com a autoridade do professor e com a relação que mantém com o aluno. No estudo, Luís Picado alerta para o facto de boa parte dos conflitos resultar da incapacidade que o professor tem de ouvir os pontos de vista dos seus alunos. Definir um conceito de indisciplina que seja comum para todos os docentes é outro embaraço que propicia um terreno fértil para comportamentos problemáticos dos alunos. É essa falta de coerência, diz o psicólogo, que leva as crianças e os adolescentes a testarem diferentes comportamentos em cada sala de aula para ver os que são ou não tolerados(...)".

jornal "i"

3 comentários:

Anónimo disse...

uma classe mal paga...não está para chatices.
o dinheiro ajuda a dignificar a classe.
não há dinheiro para os professores...servem-se dos precários ,mas espalham-no em cargos criados á pressão que só criaram inimizades na escola e prejuizos para os alunos.
o trabalho na sala de aula é secundário para os senhores de gabinete.
se isto é uma escola...esperem os resultados....a escola pública é alvo a abater,para beneficiar os senhores da privada.

Anónimo disse...

Mal paga??????!!!!!!!!
Os professores recebem acima da média nacional, em relação a outros licenciados e tendo em conta o número de horas semanais de trabalho (já a contar com o de casa).
E férias?

Sabem onde estão neste momento a grande maioria deles? Em casa ou atarefados com as compras.
Sabem onde está um trabalhador licenciado duma empresa qualquer, que vocês queiram, e pode ser à escolha, está dentro da empresa a trabalhar. E amanhã? Igualmente até ao meio-dia. E na próxima segunda feira? Também lá estará, dentro da empresa e quase 12 horas por dia até sexta-feira.
E onde estão os professores?
Em casa.

Anónimo disse...

eu vejo,todos vemos.
se não conhece a vida dum professor,aconselho-o a ser moderado nos seus comentários.
se pensa que os profs estão bem ,mude....ficará melhor;porque a trabalhar 12h por dia.você adoece e depois morre....