domingo, outubro 23, 2005

O ranking das escolas

Pelo 5º ano consecutivo, aí temos o ranking das escolas. Como seria de esperar, nada de novo transparece nesta listagem: os colégios privados continuam na liderança, enquanto nas escolas oficiais as que se destacam são as dos grandes centros urbanos. O que constitui novidade, é vermos, pela primeira vez, uma ministra a pôr em causa a seriedade dos rankings, ao considerar que estes não têm em conta a origem social dos alunos, factor decisivo na qualidade dos processos educativos. Todos sabemos (ou talvez não) que as médias dos exames dependem não apenas da qualidade do ensino e da qualidade e esforço do corpo docente, como do meio social dos alunos que as frequentam. Alunos oriundos de bairros problemáticos têm, à partida, mais dificuldade de aprendizagem, menos preparação de base e menos ambiente de estudo que os oriundos dos meios favorecidos. Este facto, inviabilizaria, por si só, a comparação entre escolas. Se acrescentarmos que as escolas privadas seleccionam automaticamente os seus alunos pelo valor das propinas mensais, enquanto as escolas públicas são obrigadas a aceitar todo o tipo de alunos desde que estes pertençam à sua área geográfica, não faz sentido fazer comparações directas entre escolas privadas e públicas, pois estas levam necessariamente a conclusões precipitadas e erróneas. Sendo assim é caso para perguntar, a quem servem e para que servem estes rankings?

4 comentários:

Miguel Pinto disse...

São perguntas pertinentes, sem dúvida. Andarei próximo da resposta se me orientar para os arautos da mercadorização da sociedade. ;)

AnaCristina disse...

Segundo percebi, estes rankings foram elaborados não pelo ME mas pelos jornais. A base de trabalho é que foi publicada pelo ME.

Não deixam de ser pura estupidez. Independentemente de outros factores, comparam-se médias que envolvem 500 alunos com médias que envolvem só 25 (como no caso do Colégio Mira Rio, o 1º no ranking).

Acilina disse...

Vim aqui ter quando estava à procura de blogs sobre educação. O que tenho a dizer não tem nada a ver com este post. É simplesmente um pedido de ajuda a quem está mais ligado ao Ensino Secundário. Conheço uma menina recém-licenciada em qualquer coisa ... Francês e Português, que foi ontem colocada, mas vai ter de leccionar "Comunicação e Difusão" ao 12º ano. Está em pânico porque não há livro, nunca estudou isto, não sabe resolver os exames que os alunos terão de resolver... Alguém pode ajudar? Ou alguém conhece alguém que conheça alguma bibliografia sobre o assunto?
Agradeço que todas as contribuições me sejam enviadas para: homoclinica@yahoo.com

Pedro disse...

Pois é, escolas privadas è frente e, nomeadamente, as de inspiração católica ligadas à Igreja... Com poucos e bons alunos, o que se poderia esperar...
Quanto às públicas, muitas das melhores são as da "velha guarda", localizadas no centro de algumas das principais cidades...
As do interior, salvo raras excepções seguem no fundo da lista...
Novidades? Nenhumas...