quarta-feira, novembro 30, 2005

O flagelo que constituem os TPC's

Faz hoje sensivelmente um ano que um estudo nos veio revelar que os alunos portugueses passam mais horas a fazer TPC's do que a média dos países da OCDE. Motivo mais que suficiente para que, na altura, alguns pedagogos de algibeira, tivessem vindo a terreiro mostrar a sua indignação. Segundo eles, esta é uma tortura diária que deve ser erradicada de vez. Já não chega o cansaço provocado pelo extenuante dia de aulas, as coitadinhas das crianças ainda são obrigadas a levar a escola para casa, por força de uns quantos desgraçados professores que os obrigam a executar mais umas quantas tarefas escolares. Realmente é inadmíssivel tamanha desumanidade. Provavelmente, está encontrada uma das razões que justificam as altas taxas de insucesso escolar no nosso País: trabalho em excesso. Todos nós, professores, somos testemunhas, do grande empenhamento e dedicação que a maioria dos nossos alunos demonstra no cumprimento das suas obrigações escolares. Digam lá colegas, se esta evidência é ou não é verdadeira?

5 comentários:

IC disse...

Dou apenas os meus testemunhos de professora e de avó.
Como prof, passo um TPC pequenino, porque só quero que PENSEM num problema e não que resolvam 5 quase iguais, mas muitos chegam à aula dizendo que não souberam resolver, no entanto, na aula, levados a pensar mais do que um minuto, resolvem (alunos do 9º ano)
Como avó, vejo a neta que anda no 2º ano (ex 2ª classe) levar para casa tpcs maiores, e podem crer que não lhe faz mal nenhum! (Um pormenor: o pai ou a mãe arranjam sempre tempo para providenciar que ela não se esqueça do tpc)

emn disse...

e se lá estivesse sempre o pai ou a mãe, não havia este insucesso...

Anónimo disse...

Muitas vezes o pai e a mãe não podem porque não sabem, a criança a fazer os TPC's, e muitas das vezes os professores mandam para casa trabalhos que não souberam explicar devidamente nas aulas.

Por isso lembrem-se de evitar lugares comuns e pensem que nem todos os pais, nem todos os professores são modelos.

Obrigada

Anónimo disse...

Como mãe e encarregada de educação, digo apenas que os TPC`s são a única forma do meu filho estudar, caso contrário ele não pega num livro. Embora ele seja um aluno bastante aplicado, se o professor não mandar para casa, um texto para ler ou uns exercícios de matemática o meu filho não quer fazer absolutamente nada.. Tem 10 anos e anda no 5º ano, ainda tem, portanto, muito que caminhar. Mas acredito acima de tudo que os tpc´s se não forem em excesso, não lhes faz mal nenhum, antes bem pelo contrário..
Bem hajam

Anónimo disse...

Como mãe, e aluna que já fui, devo informar que as crianças/adolescentes precisam de tempo para brincar e conviver com os seus amigos e os, sobrevalorizados tpc's, atrapalham um pouco. Existem várias maneiras de estudar. Não vale de nada entupirem os alunos de tpc's. No meu caso pessoal nunca fiz os tpc's e não deixei de tirar boas notas na escola, bastava-me estar com atenção durante as aulas. Isto leva-nos a outra questão. Porque os alunos demonstram tão pouco interesse em relação à escola? A resposta é: Porque os professores não os cativam para tal. Ser bom professor, saber cativar os alunos, é uma arte! Mas é uma arte que, infelizmente, toca a poucos (professores). Não vale a pena os Srs. professores desculparem-se com os pais ou a educação que os alunos teêm em casa. Um bom professor consegue fazer com que os alunos aprendam,tenham interesse e lhe tenham respeito. Digo isto porque vi uma professora pegar numa turma das mais dificeis que um professor podia ter (alunos que faziam assaltos em plena luz do dia nos seus tempos livres que já tinham chumbado várias vezes) e vi-a conquistar o respeito e admiração de todos eles, até hoje. Estes alunos vinham de familias de risco. Independentemente do apoio que (não) tinham em casa, esta professora conseguiu o que muitos professores desejam mas não fazem por conseguir.
Isto tudo para vos informar que um BOM PROFESSOR tem bons alunos, independentemente da atitude dos pais em relação à educação dos seus filhos, mas teêm que fazer por isso. Dito isto, por favor, parem de pôr as culpas para cima dos pais. É verdade que a maioria das vezes são eles, realmente, os grandes culpados, mas é na maioria dos casos e não em todos. Além disso, como se pode ver, não vale de nada culpar este ou aquele lado porque continua tudo na mesma e ninguém faz nada. Em vez de culparem os pais arregassem as mangas e lutem pelos vossos alunos, ajudem-nos, porque é de ajuda que muitos precisam, mostrem-lhes que estão lá, do lado deles, vão ter com eles, lutem por eles! Mostrem-lhes que eles não estão entregues a eles próprios. Vão sentir-se mais realizados, pessoal e profissionalmente.
Em relação aos tpc's, mandem só alguns para o fim de semana. De certeza que serão mais proveitosos.
Pensem sobre isto e sejam um pouco mais flexiveis com os métodos de ensino utilizados.