segunda-feira, novembro 21, 2005

Os mal amados dos professores

Um texto de Miguel Beleza, esta semana no "Independente", que atesta bem o quão degradante é actualmente a imagem dos professores deste País:
" A ministra da Educação não gosta dos professores. Há pouco violentou-os, obrigando-os a fazer exames. Não é justo. O facto de os alunos e os pais poderem perder um ano não tem qualquer importância face às legítimas e nada corporativas razões dos professores. Segundo li, vi e ouvi, a ministra prepara-se agora para aumentar o horário de trabalho dos professores para 29 (!) horas por semana e substituir professores que faltam. É injusto. Vinte e nove horas é pouco menos do que eu próprio trabalho durante dois ou três dias e é claramente preferível que os alunos aproveitem para descansar durante as inúmeras horas de aula em que o professor titular é obrigado a faltar por razões totalmente legítimas.
Mas há pior. A ministra quer que os professores se fixem nas escolas por três ou quatro anos. Além da monotonia que para eles significa vários anos na mesma escola, retira aos professores o prazer de ter de mudar de alojamento com tanta frequência. Por outro lado, é sabido que há toda a vantagem em que os alunos sejam sujeitos a diferentes professores todos os anos. Evita-se assim, por exemplo, a permanência de professores mais aborrecidos ou piores pedagogos durante mais de um ano. Além disso, mudar todos os anos de professor aumenta a capacidade dos alunos de se adaptarem a situações novas.
Finalmente, e ao que parece, a ministra prepara-se para copiar o que acontece à generalidade dos trabalhadores portugueses. Quando um dos cônjuges ou equivalente é colocado noutro local, têm que resolver o problema. É uma medida de combate à família, ao arrepio das anunciadas intenções governamentais.
Há que apoiar a greve."

8 comentários:

Pedro disse...

Que mentira disse Miguel Beleza???

IC disse...

Miguel Beleza não disse mentiras nem verdades, apenas foi capaz de escrever um texto irónico, daqueles que revelam mais do que falta de seriedade, a ignorância do que é respeito ao falar seja de quem for, muito mais de uma classe profissional - a sua inteligência não deve alcançar que ridicularizar os professores é o mais estúpido e maléfico serviço que se pode prestar à Educação em Portugal.

Pedro disse...

Mas, não são os próprios professores que não se dão ao respeito entre si e dão uma imagem de falta de credibilidade e respeito?
Num Conselho de Turma que tive ontem três professoras começaram aos gritos umas com as outras à frente da representante dos Encarregados de Educação... O que esperar então da sociedade???

saltapocinhas disse...

esse miguel beleza é um ignorante emproado e ainda por cima é burro (porque os ignorantes ainda podem deixar de o ser, os burros é que não!) E como vozes de burro não chegam aos céus...Além disso, quem lê o independente até talvez mereça ler coisas dessas!

AnaCristina disse...

A chatice é que o que o sr. Miguel Beleza disse tem fundo de verdade (e todos os professores reconhecem que há colegas nas escolas que funcionam como o descrito) e circula pelas cabeças dos milhares de pais... Só quem passa numa escola é que percebe o que se passa lá...

karadas disse...

Saltapocinhas:
Essa de "além disso quem lê o Independente até talvez mereça ler coisas dessas", é manifestamente infeliz. É uma tirada que revela uma grande falta de espírito democrático. Não lhe parece?

Anónimo disse...

Esse Sr. devia tratar-se. A sua sanidades mental há muito que não está em condições.
Como é que os privilegiados como ele se dão ao luxo de dizer estas asneiras? É que enquanto o governo ataca os funcionários públicos, os verdadeiros cancros da nossa sociedade passam pelo intervalo da chuva.

Anónimo disse...

Os professores são os culpados de tudo. Mas a maioria das pessoas que os critica nem sabe tomar conta de 1 ou 2 filhos - para irem ao supermercado deixam os filhos nas avós!
Que legitimidade tem esta gente para criticar os professores?