terça-feira, fevereiro 21, 2006

Aulas de substituição no Secundário

Aproveitando a greve às actividades de substituição e de prolongamento de horário que decorre esta semana, o primeiro-ministro veio hoje anunciar que no próximo ano lectivo as aulas de substituição serão alargadas ao Ensino Secundário. Se estas se mantiverem com o mesmo figurino do 3ºciclo, prevejo desde já problemas na sua implementação. É que não estou a ver os meninos e meninas do Secundário a serem privados de um "furo", para estarem encafuados numa sala de aula entretidos com joguinhos lúdicos, tipo batalha-naval ou sudoku e/ou a fazerem os trabalhos de casa. Se assim for, adivinha-se uma escalada de actos de indisciplina porque a rapaziada não vai aceitar pacificamente estra intromissão nos seus "direitos". O "direito" a gozarem um "feriado" como bem entendem há muito que está instituído pelo que não vai ser fácil retirarem-lhes tão apetecido privilégio. Os professores que se cuidem.

4 comentários:

Pedro disse...

Concordo em absoluto. Ou serão aulas de substituição a sério ou então mais vale aos nossos governantes ficarem quietos...

Anónimo disse...

Na minha escola já as há no E.S. e são cá uma seca.

Anónimo disse...

os alunos têm que aprender a gerir todos os seus tempos para mais tarde saberem gerir as suas vidas. se são colocados em redomas de vidro não serão capazes de se defender mais tarde.
querem meter o rebanho controlado para melhor mandar.

Anónimo disse...

Ando no 12 ano em Ciencias e Tecnologias e tanto eu como milhares de alunos em todo o país consideramos as aulas de substituição uma farsa !
É apenas uma tentativa de melhor controlar os alunos porque estando eles em "furo", os responsáveis não sabem o que os jovens andam a dazer. No mínimo, ridículo.