terça-feira, outubro 24, 2006

A vergonha do costume

O Ministério das Finanças reconhece hoje, em comunicado, que os bancos não são obrigados a reter na fonte o IRS e o IRC resultantes dos juros de obrigações emitidas por bancos nacionais no exterior. Segundo o ministério, esta situação só era possível porque a administração fiscal desconhecia o regime aplicável.
Mas alguém acredita na "ignorância" da administração fiscal sobre esta matéria? Por acaso esta gente pensa que somos todos burros e que não vemos que tudo isto não passa de um nojento conluio entre o governo e a banca? Como pode a administração fiscal ignorar os faustosos lucros da Banca? Não seria suposto esta entidade controlar as finanças públicas como tão bem sabe fazer com os pequenos contribuintes, aqueles que sempre pagam a factura elevada da incompetência de sucessivos (des) governos que há conta de manobras destas tendem a levar o país para uma situação insustentável? É o cúmulo da imoralidade! Este regime de excepção para os poderosos devia desencadear em todos nós uma reacção vigorosa. Os lucros e mordomias escandalosas dos bancos, e as obras para enriquecer alguns ( TGV e OTA ) são atestados de estúpidez e ignorância, passados a todos os portugueses. Este governo enoja: sempre tão solícito a "bater" nos mais fracos e sempre tão subserviente relativamente aos poderosos. Até quando vamos aguentar este escândalo nacional?

3 comentários:

henrique santos disse...

É significativo que depois de tanto tempo de estado de graça este governo esteja a ver a comunicação social que tanto o apoiou a ter que dar notícias que não pode esconder. Este governo tem a careca à mostra. Só não vê quem não quiser ver.

Pedro disse...

Ái se fosse no tempo do Santana Lopes!!!

Anónimo disse...

também já cheguei ao limite! Até estou à espera do dia em que será retirado do programa de competências essenciais do ensino o "espírito crítico", porque sem dúvida, estes governantes e seus amiguinhos fazem tudo para desenvolver uma sociedade de acríticos subservientes!! A comunicação social está compradíssima, vêm sempre os mesmos falar - megaempresários, "investidores" (os mesmos), banqueiros (alguns também são os mesmos) e sempre as mesmas alas da assembleia (amigos, primos e cunhados dos mesmos bem como os mesmos) defender que à excepção deles, tudo o resto é super culpado por esta "crise" e como tal deve ser "endireitado"...irrrraaa...já só conto os dias para as legislativas (e presidenciais...até me esqueço dessa bela figurinha (mais um)), para ver se isto acaba. Mas não tenho ilusões. As pessoas aprenderam a votar como quem aposta em cavalos de corrida - ora um, ora outro -porque, dizem, os outros não têm hipótese (pudera)) Quando já não tivermos direito a nada e formos sugados até ao tutano sem sequer poder protestar, porque até essa forma de luta já descridibilizaram, quero ver qual é a solução...enfim...