quarta-feira, dezembro 06, 2006

Mais um estudo sem novidades

Portugal é o país dos estudos. Não deve haver assunto sobre o qual não se tenha constituído um qualquer grupo de trabalho para o estudar e investigar. Vem isto a propósito de mais um estudo realizado, desta feita, pelo ISCTE, e que conclui que o nosso sistema de ensino agrava as desigualdades sociais. Para quem trabalha no ensino, a conclusão deste estudo não vem acrescentar nada de novo. Todos nós que labutamos nas escolas sempre tivemos consciência desse facto. No entanto, para aquelas mentes mais retorcidas que passam a vida a opinar que o insucesso escolar se deve exclusivamente à incapacidade dos professores, estes e outros estudos deveriam ser de leitura obrigatória. Este estudo permite explicar a essas pessoas o porquê de, por exemplo, haver uma grande disparidade em matéria de sucesso escolar em escolas situadas na mesma zona. Dá conta que nas escolas com melhores equipamentos e onde predominam alunos pertencentes a classes sociais elevadas os resultados escolares são melhores, enquanto que nas escolas maioritariamente constituídas por alunos das classes desfavorecidas as taxas de reprovação apresentam valores bem mais elevados. Dá conhecimento também da discriminação que se faz dentro das próprias escolas: alunos com trajectórias escolares de excelência agrupados nas mesma turmas sendo que outras são constituídas exclusivamente por alunos com fraco desempenho escolar. Tudo constatações que o País está farto de saber, mas que grande parte dos portugueses tarda em perceber ou não quer entender. Se os portugueses enterram a cabeça na areia já os senhores da 5 de Outubro têm um conhecimento profundo desta realidade. Ora se assim é, como qualificar a atitude do ME ao pretender penalizar os professores pelo insucesso escolar dos seus alunos?

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