sexta-feira, março 30, 2007

Tirem-me este homem da frente!

“É recomendável que os alunos ousem ser insolentes para com os seus professores”.
O autor desta frase é Eduardo Sá, psicólogo da treta, que não se cansa de nos brindar com as suas habituais tiradas intestinas. Já não há pachorra para aturar este e outros quejandos que pululam pelos media e que só dizem alarvidades. Transformado em eminência parda pela comunicação social (confesso que ainda não percebi porquê!), este senhor devia ser obrigado a, durante uns meses, dar aulas numa escola problemática de Lisboa ou Porto, para tomar contacto com a dura realidade, que pelos vistos desconhece, e que nós professores vivemos todos os dias. Estou convicto que as suas fortes convicções sofreriam um duro revés e, por certo, deixaria de dizer barbaridades como aquela que reproduzimos.

74 comentários:

Unknown disse...

Concordo totalmente. Esse sr consegue mesmo tirar-me do sério com afirmações completamente absurdas como essa e muitas outras com que nos tem vindo a brindar. Gostava mesmo de ve-lo a leccionar umas aulas,com aquela voz monocórdica e aquela postura..ia ser giro, ia. Ainda não me esqueci de uma frase dele num debate: se o aluno esta distraido e a olhar para o lado e porque o professor falhou porque não conseguiu cativar a sua atenção..cvom psicólogos assim não vamos longe. Fica o desabafo

Setora disse...

Pois eu cá não acho que vocês tenham karadas de razão. Ouvi uma ou duas vezes o doutor em questão mas não tenho dados para ter opinião sobre ele. Não sei em que contexto ele usou aquele "insolentes" e o significado que isso teria. Lá que acho que os alunos adolescentes estão na idade de fazer e dizer algumas palermices, isso acho. E não me parece que por isso estejam a faltar-me ao respeito que me é devido e que acho que têm para comigo.Treinei-me com o meu filho mais novo que é do tipo Calvin ou talvez até comigo que, quando adolescente, fazia as minhas brincadeiras ou queria fazer vingar os meus pontos de vista. E a esta distância julgo que as minhas velhas professoras sempre tiveram um bom poder de encaixe (houve algumas excepções - as que me deixaram pior memória ou sem memória).
E também acho que às vezes a aula falha por dificuldade minha. Não vejo nisso problema. É bom dar conta para poder alterar.

peciscas disse...

Também já não tenho pachorra para aturar as calinadas dessa malta que se arroga a falar de realidades que só conhecem teorica e externamente!

Já agora, colega:há uma Ministra que consegue vencer um duelo com jovens estudantes.
É de gritos!
Pode ser visto e ouvido no Peciscas.

Proforma disse...

Olá!
Visitem http://professores-proforma.blogspot.com
Obrigado!

Anónimo disse...

Das poucas vezes que ouvi Eduardo Sá achei que as suas palavras foram equilibradas e num tom brincalhão. Por vezes é irónico... Parece-me é que o jornalista se aproveitou de uma frase que o psicólogo utilizou. Eduardo Sá usa diversas vezes palavras controversas para agitar a discussão. Certamente, não interessou ao jornalista reproduzir o resto das suas palavras. Interessa é atiçar ainda mais os professores!

Anónimo disse...

Tenho o enorme prazer de ter o Prof Dr Eduardo de Sá como professor...e desde já vos digo que é de longe o melhor que já tive até hoje, tanto pelos seus conhecimentos como também pelo excelente e inspirador ser humano que é.
O professor é dotado de uma ironia mt saudavel, e concerteza que quando disse "insolentes" não quis dizer para as crianças serem mal educadas, mas sim que é saudavel uma certa dose de atrevimento no seu desenvolvimento cognitivo e emocional.

Anónimo disse...

Quem fala mal do Dr. Eduardo Sá, ainda por cima de forma tão pouco construtiva, revela uma enorme ignorância...é pena.

Anónimo disse...

Também tive o previlégio de ser aluna do prof. Eduardo Sá; daquilo que coneço dele o que acha é as crianças devem ter confiança suficiente nos seus professores para se sentirem suficientemente à vontade para questionar, interrogar e por vezes ser insolente ao fazê-lo...se o professor der uma resposta satisfatória a relação de ambos só pode crescer; quanto às distrações, qualquer bom professor sabe lidar com estas...basta ter verdadeiro interesse no aluno.
Ah! E já exerci nas piores escolas do conselho da Amadora, por isso falo com conhecimento de causa!!!

Anónimo disse...

ha lixo na blogosfera...e este "belogue" é só mais um exemplo..

Anónimo disse...

Esse homem o Dr. Eduardo Sá está bom é para dar aulas...só!!! mais nada...porque para ele a realidade é um mundo mto distante que fica noutro planeta..
E sobre a argumentação dele no Prós e Contras no caso Esmeralda??? só me ocorre dizer isto sobre a sua prestação: LOL
Então não é que ele contra-argumenta aos Juízes que lá estavam com expressões como "estou atónito" "valha-me Deus" e eu digo mais uma vez: LOL Por acaso ele viu os juízes que lá estavam responder-lhe assim?? e ainda fazia aquele sorriso de parvo e do tipo: "eh pá não estou a conseguir ganhar terreno na discussão tenho de irritar os adversários com este meu sprriso idiota!!!"
Para mais, havia uma cambada de labregos na plateia a aplaudir quem discursava a favor dele. Também a Maria Barroso só disse barabaridades mas agr trata-se é do Dr. Eduardo Sá.
E quando a juíza lhe disse que qdo há um rapto de uma criança, o raptor trata dela muito bem e aos 9 anos de idade se restitui na mesma a criança aos pais biológicos e que DA PERSPECTIVA DA CRIANÇA era igual o sofrimento mas que se restituia na mesma aos pais. E o raptor até podia tratar bem da criança e k havia casos que assim era e se devolvia a criança e não se pensava no choque que ela ia ter... a juíza frisou DA PERSPECTIVA DA CRIANÇA e qual foi a argumentação do Dr. Eduardo Sá???? mais uma vez: LOL disse que aí era um raptor!!!! e que por isso tinha de se devolver aos pais lol vejam bem, isto embora a juíza tenha dito da perspectiva da criança, que sempre viu o raptor como progenitor dela e vem aquela figura dizer que estava bem pk era raptor...pois bem, o sofrimento é o mesmo pra criança pk vai conviver com estranhos na mesma aos 9 anos, mas como é um criminoso tem de se lhe tirar a criança, já não é o interesse superior da criança. Pois digo-lhes uma coisa, os pais afectivos da esmeralda tb sao criminosos pk não cumpriram a sentença que, qdo a criança tinha 2 anos de idd, ordenou que se devolvesse ao pai biológico a criança, aquele senhor que é militar é k nao cumpriu isso e andou a fugir com a criança, podem ver pk está no acórdão...
E um conselho para o Dr. Eduardo, não fale do que não sabe e não ande por aí a influenciar a opinião pública de uma forma errada contra os tribunais pk ele bem sabe o credito que as pessoas lhedão e isso de andar ái a falar assim dos tribunais é muito triste para uma pessoa que se diz profissional e Doutor. Mas é por isso que este país está assim, nem os juízes se respeita e há-de ser assim....SEMPRE NA CAUDA DA EUROPA!! pk será??? claro...´nem se respeitam os tribunais como lá fora o k se pode fazer de um país assim!!! nós ficaremos sempre no meio termo entre aqueles países que desrespeitam totalmente os tribunais e os que respeitam quase a 100%, poderemos é um dia juntarmo-nos aos que nem respeitam e nunca o contrário por este andar....

Abelha disse...

NÃO ME TIREM ESTE HOMEM DA FRENTE!!

Em primeiro lugar quero desde já deixar bem esclarecido que sou mãe e avó e tenho 58 anos. O conhecimento que tenho do Dr. Eduardo de Sá é do programa os dias do avesso, dos comentários da TV, dos livros que dele li e das palestras a que assisti.
Estou de acordo com o Dr. Eduardo de Sá. As crianças têm de ser educadas e não formatadas. Para educar é preciso dar amor, brincar com elas e respeitá-las. Pois é dessa forma que elas se sentirão pessoas amadas e respeitas e respeitarão os outros em vez de se tornarem automatos programdos. Se as crianças sentirem que têm direito à sua opinião, que podem discutir com os pais e educadores as suas ideias, sentir-se-ão em relação aos adultos uns entre iguais e não "coisas" sem importância. Nós somos um povo cinzento porque em crianças, nos tiraram a capacidade de pensar, de criar. Decoravamos os livros, debitavamos o que decoravamos (e ainda hoje nos lembramos) mas alguém nos ensinou a pensar, a deduzir, a escolher caminhos? Pudemos algumas vez discordar dos progenitores ou professores??? A MAIORIA DAS PESSOAS DA MINHA GERAÇÃO E DAS SEGUINTES...NÂOoo!!! É natural que hoje os professores se sintam mal com o ambiente escolar (têm razão) mas a culpa é dos alunos, dos professores e educadores???? NÃOOO... A CULPA É DE UM SISTEMA OBSOLETO DE ENSINO E DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO A QUE ESTÃO SUJEITOS PROFESSORES E EDUCADORES. E QUEM GOVERNA, QUEM FAZ AS LEIS,QUEM DETEM O PODER HÁ 30 ANOS ??? É A MINHA GERAÇÃO E A SEGUINTE. TODOS CINZENTOS, TODOS SEM CAPACIDADE PARA PENSAR, TODOS CARREIRISTAS COMO CONVEM AO SEU ESTATUTO, SEM FAZER ONDAS... ETC ...

NO MEU ENTENDER O QUE O DR. EDUARDO DE SÁ PRETENDE É QUE COM OUTRO TIPO DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO AS GERAÇÕES FUTURAS, AS QUE VIRÃO A GOVERNAR ESTES PAÍS TENHAM HORIZONTES MAIS ALARGADOS, TENHAM CAPACIDADE DE PENSAR E INOVAR E PROJECTEM ESTE PAÍS PARA O PATAMAR A QUE TEMOS DIREITO.
É fácil ser anónimo... DISCORDO!!! Todos temos direito à nossa opinião e A obrigação moral de a subscrever.
Chamo-me Leonia Maria Soares de Sousa

Anónimo disse...

Se o doutor Eduardo Sá é um psicólogo da treta, a sra. karadas (ou sr.) é um professor ainda mais da treta, daqueles que não sabem muito bem como lidar com adolescentes e que por isso sonham com jovens que lambam as botas aos professores.

O doutor Eduardo Sá é de entre os comentadores que aparecem na comunicação social, um dos poucos que vale a pena ouvir.

Saibam o autor deste texto pouco claro em que só consta uma única frase de Eduardo Sá, sem sequer se saber em que context foi mencionada, que "insolente" é uma palavra com inúmros significados alguns até positivos, especialmente em derterminados contextos (como por exemplo, contextos em que o professor é arrogante e casmurro e pretende que os alunos levem a cabo trabalhos inúteis, aí o aluno deve ser insolente, no sentido de se atrever a ter um diálogo construtivo com o seu professor mesmo que esse vá reagir de maus modos).

Anónimo disse...

Pensa comigo "Karadas"! Invertiamos os papéis...
Punham-te a acompanhar um caso problemático de uma criança com a sua família. E ao Doutor a dar aulas na tua escola. Tu provavelmente davas em maluco, enquanto na tua escola, o Doutor fazia esquecer a tua existência!

A diferença está aqui, se é que me faço entender...

Anónimo disse...

Muito provavelmente todos vocês que criticam devem ser daquela grande maioria da sociedade que critica mas nada faz! Enfim, pessoas as quais já estou habituado, não por conviver com elas mas por tentar conviver com elas. Já sei que vão ter duas respostas possíveis para este comentário: ignorar por falta de argumentação ou "insultar" à maneira que vocês sabem muito bem. Ah, eu critico e muito, mas faço por mudar as coisas. Ah, o Dr. Eduardo Sá tem uma prática impressionante neste país, é só consultarem o curriculum, se souberem chegar lá. Depois há outra coisa complicadissima, perceber o que ele diz, porque utiliza maioritariamente uma linguagem dificil e uma "coisa" chamada recursos estilisticos... enfim, não vou perder muito mais tempo convosco. Não sou Deus, nem eu ser perfeito, mas NÃO CRITICO POR CRITICAR SEM CONHECER REALMENTE A PESSOA. Sejam todos muito felizes e um bom ano de 2008

Anónimo disse...

O "nem eu ser perfeito" não é erro... cheguem lá! ;)

lifehappy disse...

Doutor Eduardo
Sou mae de dois adolescentes,e as suas palavras funcionam como calmantes ,na minha vida familiar.
por favor continuo a ser assim.
Fique bem

Anónimo disse...

relmente que fala mal DR.Eduardo Sá revela uma ignorância pouco saudavel..com essas pessoas nao á pachorra, pois estamos a frente de uma pessoa que nao vê só o lado prático,mas sim entre dentro do coração das pessoas.

Anónimo disse...

A verdade é que quer se goste ou não do Sr. Dr. Eduardo Sá, foi ele que nos permitiu manter todo este semi-diálogo. Talvez o que se deseje é a partilha de opiniões e a conjugação de interesses. E no fundo," a vida não se aprende nos livros" e o que importa mesmo é a reflexão sobre aquilo que somos e aquilo que queremos transmitir aos nossos filhos.Os conselhos são sempre bons de ouvir, quer os utilizemos, quer não! :)

Anónimo disse...

Parece-me uma frase completamente tirada do contexto... enfim.

Anónimo disse...

Comentário sem qualquer ponto de vista construtivo... Eu também ouvi isso que ele disse e sinceramente não leva ninguem a intrepertar a frase como tu estás a fazer...
É um grande senhor que nos faz reflectir sobre as coisas.

Anónimo disse...

E k tal o Sr ou Sra Karadas voltar aos bancos da escola e tentar perceber (s é k csg...?!?) q nem td o k s lê deve ser interpretado à letra? E o Dr.Eduardo Sá seria 1 bom professor p si, e d certo iria aprender mt e mt c ele, d escola d vida k m parece nc ter tido, e sonhar k tem d ser td cmo lhe apetece!

Mariela Carlos

Anónimo disse...

se há alguem que chega a todas as faixas etarias de igual forma e as consegue compreender e avaliar esse alguem é Eduardo Sá. tudo aquilo que dele li, vi e ouvi é absolutamente fascinante e parece-me quase impossível como é que alguem pode ter esta capacidade de perceber o que se passa com este "bixinho" que temos dentro de nós. Todas as suas palavras são um óptimo motivo de reflexão e é importante interpretar o seu sentido, parece-me que foi isso que não conseguiu fazer e o deixou assim tao afectado. A maioria das pessoas quando percebem que têm um dedo apontado ao seu nariz, são cobardes e em vez de investigarem o motivo de tal facto, preferem afastar esse dedo, preferem tapá-lo ou difamá-lo... é o que vejo neste caso, sentimo-nos ameaçados por estas ou aquelas palavras e tentamos derrubá-las, só que não temos bons argumentos e o máximo que conseguimos dizer é uma futilidade como "tirem-me este Homem da frente" ... e reafirmo a frase que causou tanto impacto “É recomendável que os alunos ousem ser insolentes para com os seus professores”. Um aluno que não é insolente não apresenta um desenvolvimento cognitivo sustentável,muito menos apresenta sinais de autonomia e liberdade, visto ser regido pelo medo, digamos assim. obviamente que Eduardo Sá não se referia a agressões ou algo assim. Secalhar antes de falar deveria dar mais ouvidos as palavras de Eduardo Sá e depois então comentar. Se é professor e se acha que os seus alunos não têm pensamentos do tipo "porque é que nao cai das escadas?" ou "porque é que não teve um furo" ou "porque é que não fica doente?" lhe garanto que está totalmente enganado e se por acaso os tiver, lhe garanto também, que são miúdos com alguns "problemas" pois isso é completamente normal, os professores assim como os pais são sempre o lobo mau e ser insolente psicologicamente é muito saudável e o facto de ir descarregando todo aquela tensão duma forma tão simples previne muitos tipos de violência.

Anónimo disse...

se há alguem que chega a todas as faixas etarias de igual forma e as consegue compreender e avaliar esse alguem é Eduardo Sá. tudo aquilo que dele li, vi e ouvi é absolutamente fascinante e parece-me quase impossível como é que alguem pode ter esta capacidade de perceber o que se passa com este "bixinho" que temos dentro de nós. Todas as suas palavras são um óptimo motivo de reflexão e é importante interpretar o seu sentido, parece-me que foi isso que não conseguiu fazer e o deixou assim tao afectado. A maioria das pessoas quando percebem que têm um dedo apontado ao seu nariz, são cobardes e em vez de investigarem o motivo de tal facto, preferem afastar esse dedo, preferem tapá-lo ou difamá-lo... é o que vejo neste caso, sentimo-nos ameaçados por estas ou aquelas palavras e tentamos derrubá-las, só que não temos bons argumentos e o máximo que conseguimos dizer é uma futilidade como "tirem-me este Homem da frente" ... e reafirmo a frase que causou tanto impacto “É recomendável que os alunos ousem ser insolentes para com os seus professores”. Um aluno que não é insolente não apresenta um desenvolvimento cognitivo sustentável,muito menos apresenta sinais de autonomia e liberdade, visto ser regido pelo medo, digamos assim. obviamente que Eduardo Sá não se referia a agressões ou algo assim. Secalhar antes de falar deveria dar mais ouvidos as palavras de Eduardo Sá e depois então comentar. Se é professor e se acha que os seus alunos não têm pensamentos do tipo "porque é que nao cai das escadas?" ou "porque é que não teve um furo" ou "porque é que não fica doente?" lhe garanto que está totalmente enganado e se por acaso os tiver, lhe garanto também, que são miúdos com alguns "problemas" pois isso é completamente normal, os professores assim como os pais são sempre o lobo mau e ser insolente psicologicamente é muito saudável e o facto de ir descarregando todo aquela tensão duma forma tão simples previne muitos tipos de violência.

Anónimo disse...

se há alguem que chega a todas as faixas etarias de igual forma e as consegue compreender e avaliar esse alguem é Eduardo Sá. tudo aquilo que dele li, vi e ouvi é absolutamente fascinante e parece-me quase impossível como é que alguem pode ter esta capacidade de perceber o que se passa com este "bixinho" que temos dentro de nós. Todas as suas palavras são um óptimo motivo de reflexão e é importante interpretar o seu sentido, parece-me que foi isso que não conseguiu fazer e o deixou assim tao afectado. A maioria das pessoas quando percebem que têm um dedo apontado ao seu nariz, são cobardes e em vez de investigarem o motivo de tal facto, preferem afastar esse dedo, preferem tapá-lo ou difamá-lo... é o que vejo neste caso, sentimo-nos ameaçados por estas ou aquelas palavras e tentamos derrubá-las, só que não temos bons argumentos e o máximo que conseguimos dizer é uma futilidade como "tirem-me este Homem da frente" ... e reafirmo a frase que causou tanto impacto “É recomendável que os alunos ousem ser insolentes para com os seus professores”. Um aluno que não é insolente não apresenta um desenvolvimento cognitivo sustentável,muito menos apresenta sinais de autonomia e liberdade, visto ser regido pelo medo, digamos assim. obviamente que Eduardo Sá não se referia a agressões ou algo assim. Secalhar antes de falar deveria dar mais ouvidos as palavras de Eduardo Sá e depois então comentar. Se é professor e se acha que os seus alunos não têm pensamentos do tipo "porque é que nao cai das escadas?" ou "porque é que não teve um furo" ou "porque é que não fica doente?" lhe garanto que está totalmente enganado e se por acaso os tiver, lhe garanto também, que são miúdos com alguns "problemas" pois isso é completamente normal, os professores assim como os pais são sempre o lobo mau e ser insolente psicologicamente é muito saudável e o facto de ir descarregando todo aquela tensão duma forma tão simples previne muitos tipos de violência.

Anónimo disse...

Não concordo nada com a sua posição. Admiro imenso o psicólogo Eduardo Sá. Creio que ele não fala de ânimo leve, ao contrário tem uma grande experiência profissional e tem desenvolvido desde há imensos anos variada investigação na sua área.

Mada
professora do 1ºciclo

Anónimo disse...

não percebo esta gente que se poe, num blog, a dizer mal de alguem que (como se pode perceber pelo discurso) é claramente bastante superior!

sou professor ha muitos anos, estou la desde sempre, e por muito velho que seja, a verdade é que a minha experiência profissional, que certamente é maior do que a maioria dos que aqui estão, comprova todos ensinamentos do professor eduardo sá.
eu ainda sou do tempo em que os professores eram mais do que um grupo de sindialistas protestantes!
aprendam com quem sabe mais! deixem a ignorancia de lado, se é que me percebem...
ja agora... gostava de perceber o que é que a esmeralda tem a ver com esta frase...

Anónimo disse...

POnhamo-vos lado a lado: de um lado, temos um professor que aparece semanalmente nos mais variados meios de comunicaçao,da televisao a radio; o professor e a razao deste debate; o professor da aulas em diversos estabelecimentos de ensino(ups!); o professor faz centenas de palestras, e convidado para muitos programas culturais; o professor e ja uma referencia nacional e internacional e ja editou alguns livros; do outro lado, temos alguem que nao da o nome nem a cara para aquilo que defende, enquanto que as apariçoes em meios de comunicaçao e em actividades culturais, ao acontecerem, sao apenas na qualidade de espectadores; por fim, pela qualidade e conteudo do discurso, limitam-se a mandar bitites; hmm...a quem hei de dar ouvidos? nao sei; mas ao menos, ao dar a cara, mesmo errando, esta a dar uma grande demonstraçao gratis de coragem, de responsabilidade, de educaçao...ao contrario dos anonimos que andam prai..lembrem-se: a vida nao se aprende nos livros, muito menos nos blogues...

Anónimo disse...

Santa ignorancia!!!
O prof Eduardo Sa a dar aulas???
Meus caros, nao é esse o papel do psicologo.... para dar aulas estao os professores... o curso de psicologia nao ensina a dar aulas mas sim, junto com a colaboraçao dos professores ajudar a lidar com problemas centrados na criança!
Ainda... o professor Eduardo Sa, nao é especialista em escolas... para essa tematica estao os psicologos educacionais... (existem.. sabiam?.. dentro da psicologia ha varias areas!!

Anónimo disse...

Aos Senhores Professores criticos de Eduardo Sà!

Compreende-se agora ao ler os vossos comentàrios no intuito da critica ao Sr. Eduardo Sà, a falta de capacidade de analise e sensibilidade dos professores deste pais no que compete à educação,e claro reflecte-se muito bem no estado caotico em que o nosso sistema de educação se encontra.
A estes Senhores Professores, em verdade vos digo, não sou professora, enquanto outrora aluna nunca fui mal educada, mas distinguia bem um professor como vocês, e grande diferença entre um verdadeiro professor como o Sr. Eduardo Sà, embora psicologo, e se duvidam caros Srs. Professores avaliem por vocês proprios o sucesso que uns e outros tem perante os alunos. E talvez vos falte um pouco da tão dita tematica, pois infelizmente estão na profissão errada!!!!!

Cláudia disse...

Bem, vim parar a este blog porque coloquei no Google o nome de Eduardo Sá... Enfim, não concordo com muito do que se disse por aqui... Principalmente porque tive o privilegio de ter recebido à poucas horas o Doutor Eduardo Sá na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich (onde estudo, por sinal). Creio que antes de se especular sobre uma frase que ele disse (sabe Deus em que contexto), se deve tentar conhecer um pouco do seu trabalho e dos livros que escreveu. Aí sim, penso que se possa formular uma opinião sobre ele e sobre as suas ideias e os seus métodos. Como já disse, estive hoje presente numa conferencia (mais ligada à educação de infancia, como é obvio) que penso ter sido das mais interessantes e com o discurso mais coerente a que tive acesso.
Se querem saber, tirei alguns apontamentos, entre os quais as duas frases que se seguem:
"OS BONS PROFESSORES NÃO SÃO AQUELES QUE NOS TIRAM AS DÚVIDAS, MAS OS QUE NOS PROVOCAM O APARECIMENTO DE MUITAS MAIS"

"NÃO PODEMOS EDUCAR AS CRIANÇAS PARA OS 100M BARREIRAS SE A VIDA É UMA MARATONA"

Agora tirem as vossas conclusões... (quem for capaz...)

lifehappy disse...

Muitos são os tolos que perante uma mentalidade sábia,inteligente,
não têm a capacidade de os entender.

Anónimo disse...

Lê!

Anónimo disse...

para aquele anónimo que criticou o facto de um psicólogo dar aulas e de não ser o lugar dele, bla bla, eu é que digo santa ignorância!!!! pois bem, os bons professores são aqueles que transmitem aos alunos a sua prática, principalmente em áreas onde se lida com pessoas em sofrimento. o Dr. eduardo sá além de ser psicólogo clinico, é também psicanalista, o que não sei se sabem, mas requer muito trabalho, muito conhecimento, muita experiência, muita humanidade...é sem dúvida um excelente professor, capaz de passar para os alunos a sua experiência e prática, não só e apenas a teoria!!
os professores que passam a vida a criticar os psicólogos, em vez de os criticarem tanto, aprendam um bocado e ponham em prática alguns conhecimentos, talvez ajude....

Anónimo disse...

Aqui esta mais uma prova de como as pessoas têm um prazer morbido de criticar os outros... principalmente quando não os conhecem... e neste caso é que nem a nivel profissional nem pessoal. Dai me questiono como é possivel existir tanta "lata" da parte das pessoas para vomitar um comentario de um psicologo extremamente competente sem sequer apresentar o seu contexto... e ainda mais haverem pessoas que julgam saber tanto e na verdade passam por passar por um tremendo banho de ignorancia!
Tenho o prazer de ter o Dr Eduardo Sá como professor, que não só demonstra ser um exemplar clinico, como ainda uma excelente pessoa. Dotada de uma capacidade incrivel de passar a sua experiencia para os alunos, seus futuros colegas.
E entao... aparece " a santa ingnorancia" de dizer que para dar aulas existem professores e psicologos educacionais...! como é que é possivel? o Dr Eduardo Sá dá aulas na area que conhece, é experiente e exemplarmente formado. E já agora dou a dica para pesquisar as funções dos psicologos... as suas diversas areas de intervenção... e neste caso trate de conhecer entao o que faz um psicologo educacional... e principalmente trate de conhecer o curriculum... o trabalho... do Psicologo em questão. E a partir daí sim, poder entao fundamentar as suas opinioes que não sejam baseadas no " sou um frustrado e portanto vou criticar os outros" ou "não tenho mais nada que fazer"...
Que tal respeitar as pessoas?
Ah, para finalizar tambem ri com os comentarios que afirmavam que Ele de pratica nao tem nada... e que alem disso nao sabe como é a realidade... pois bem, esse Homem exemplar que falam já lidou com imensas crianças, jovens ( e adultos) problematicos, com dificuldades com os quais tambem os profesores lidam na escola obviamente...lida com as historias de vida mais dramaticas, complicadas e chocantes. Digam-me como podem dizer que ele nao sabe o que é a realidade?... enfim... nao suporto pessoas ignorantes e preconceituosas.

Anónimo disse...

Entrei neste blogue por mero acaso, mas ñ posso deixar de comentar certos comentários acerca de Eduardo Sá. Pois, quando ele diz que é bom que os alunos ousem ser insolentes, o que eu tiro disto, é que os alunos têm o direito de expressar a sua opinião. Julgo que o dito psicologo, ñ quererá certamente dizer que os alunos devem maltratar ou agredir os professores. Admitam que há muitos professores que não desempenham convenientemente o seu papel e que não conseguem mesmo cativar os alunos. Limitam-se a ser prepotentes e a ter uma postura de "quero, posso e mando". Existem professores que continuam a despejar a matéria dos manuais tal como há 20 anos atrás, não tendo em consideração que a sociedade mudou e evoluiu, em meu ver para melhor, e que os alunos hoje têm ferramentas ao seu alcance que lhes permitem obter conhecimento e desenvolver capacidades que a escola nunca por enquanto, não lhes permitirá. O que escola devia era evoluir e acompanhar os interesses dos alunos. São inadmissiveis aulas de 90 minutos, qd todos sabemos que a capacidade de atenção e concentração está longe de existir durante todo esse tempo.
Não concordo com a ministra de modo algum, mas que existe muita gente que não anda a fazer nada no ensino, isso é verdade e obvio. Todos nós sabemos disso, mas como neste país achamos que o Governo é uma instituição de caridade, que deve dar emprego a toda a gente, vamos fechando os olhos.
Existem de facto alunos insolentes no verdadeiro sentido da palavra, mas meus senhores, estes não são a maioria, felizmente são uma minoria. Há que saber cativá-los e compreendê-los. Mérito é conseguir conquistar uma criança dificil, porque dar aulas a crianças bem comportadas, que se sentam e engolem tudo o que lhes é dito sem questionar, não é concerteza dificil.
Também estou no ensino e sei que falho, falhar é humano, temos é que ter o bom senso de admitir que erramos e não colocar a culpa nos alunos e nos pais. Nós também temos culpa.

Anónimo disse...

Dr.Eduardo Sá
Também sou avó como a Leonilia. Concordo em pleno com todas as suas afirmações. Actualmente os jovens são violentos porque a maioria, foi criada com a chave de casa no bolso muito cedo, a serem entregues quando pequenos como meros sacos de compras aos vizinhos ou às amas, a não terem diálogo com os pais, a receberem computadores ou outros meios de divertimento só para se fecharem nos seus quartos e não incomodarem. O não saberem o que é estarem deitados no chão com as mães, pais ou avós a brincarem e a fazerem um certo número de disparates. A não saberem o que é um desabafo para com a mãe o pai ou avós. Resumindo, a não saberem o que é de facto o amor. São uns revoltados e quem lhes dá os améns ainda são piores que eles. Quanto ao caso Esmeralda infelizmente, chego à triste conclusão que abandonar um filho, maltratá-lo, abusar dele sexualmente, isso é que é proceder bem. Ser bom pai, ou boa mãe, ensinar os seus filhos a regerem-se por bons principios, isso é cóta, e quem assim procede, para certos juízes, esses é que são os malfeitores. Que bom pai pode ser esse Baltazar, se inicialmente abandonou a filha, e agora para seu belo prazer não se importa que a menina sofra? Para mim ser bom pai ou boa mãe é haver sacrifício da parte dos mesmos em prole da felicidade/bem estar dos seus filhos. É de lamentar que tanto se fale no direito da criança mas para proveito próprio. Temos que ter técnicos do IRS competentes. Temos que ter juízes especializados em família e não aqueles que por exemplo saem do crime para depois irem para a família. O que percebem eles de crianças? Nunca se viu um cirurgião ortopedista operar uma apendecite ou fazer uma cesariana.
Senhores legisladores, pensem mais na criança. Senhores juízes rejam-se pelos casos em si e não pelo direito que vem na cartola. Nem todos os casos são iguais. A criança tem direitos, ouçam-na, e não façam dela um mero saltimbanco.

Anónimo disse...

Boa Noite. Sou aluna do professor Eduardo Sá e tenho pena que haja tanta gente ignorante por estes lados e outros tantos.
Metáforas dizem alguma coisa a esta gente ignóbil? Não, de todo, devem estar convencidos de que é apenas uma daquelas coisas sem importancia que damos a Português.. uma figura de estilo vá, que nunca utilizam devido à falta de inteligencia.
Meus amigos... deixem o senhor em paz, porque nao o entendem e é mais facil refutar o que nao se entende.
Ele é professor e sabe o que diz. alem disso é um ser humano admirável e a sua voz "monocordica" só afecta quem não entende a complexidade traduzida do que ele está a dizer.
já agora, porque é que alguem perde tempo a dizer mal de outro alguém? Se calhar uma consulta com o senhor iria resolver essa agressividade latente.

Anónimo disse...

Você é mais um daqueles frustrados que escolheu a profissão errada e responsabiliza tudo e todos por isso. Tenho pena dos seus alunos.

Anónimo disse...

Concordo com a Sara. Tenho pena que a maioria das pessoas ainda revele uma mentalidade tão ancestral e tão afastada dos tempos modernos. É lamentável. Portugal tem que crescer e os cidadãos também. Ignorantes aqueles que acreditam sem ver.

JO

jomi disse...

Entrei neste blog por acaso. Ou melhor, por conhecer a voz do Dr. Eduardo Sá, daquele que considero um dos melhores programas da RDP - "Dias do Avesso" - e, já agora, para ver como era a sua cara.
E devo dizer que estou em total desacordo com aquele senhor que o critica, pegando numa frase fora de contexto. Para mim o Dr. Ed. Sá é (sem o conhecer pessoalmente) uma das figuras da rádio que mais me fascinou. E eu sou um radiófilo inveterado. Ouço tudo, o bom e o mau. O seu comentário, Senhor "tirem-se este homem da frente" cheira-me a inveja miudinha. É o problema dos medíocres. A falta de talento doi muito; custa muito ver outros com o dito que a nós nos falta. Como o Senhor, fui também professor uns trinta e muitos anos. Sei bem como por vezes é difícil aturar bicos "insolentes". O truque (se quisser aprender, eu não duro sempre) é fazer como o bom fotógrafo: descer a objectiva à altura dos olhos das crianças. E, em cada aula, exortar mesmo a rapaziada a ser "insolente" e a não dormir na forma. De amorfos está a nossa terrinha cheia. E os nossos políticos querem isso mesmo: gente que não faça ondas.
Senhor "tirem-se este...", um último conselho: marque uma consulta no Dr. Ed. Sá. Talvez ele lhe aclare as ideias e lhe melhore o seu perfomance de leccionação. Não tem nada que agradecer.
Eu tenho nome - João Miguel Cunha, portuense, agora residente em Faro.

Teresa disse...

É muito natural que se fale desta forma tão depreciativa do Dr. Eduardo Sá, pois não é fácil entender as suas palavras nem tão pouco interpretá-las. O entendimento das suas intenções aquando das suas magníficas intervenções passa pela sensibilidade e pela inteligência e obviamente que nem todos são "polvilhados" com esse duo de nobreza humana. Tenho dito!

Anónimo disse...

"Envergonha-te menos de confessar a tua ignorância do que de teimar numa discussão tola." (E. Joceline)

"O pior da ignorância... é que... à medida que se prolonga, adquire confiança." (Autor desconhecido)

Anónimo disse...

"Envergonha-te menos de confessar a tua ignorância do que de teimar numa discussão tola." (E. Joceline)

"O pior da ignorância... é que... à medida que se prolonga, adquire confiança." (Autor desconhecido)

Anónimo disse...

E ainda chamam ao blog a insolência de "Cantinho da Educação"...

Talvez seja uma ironia como a que utiliza o Professor Doutor Eduardo Sá,com uma clara diferença,uma pautada pela sabedoria e esta largamente pela ignorância profunda de reconhecer um grande Ser.

Anónimo disse...

Boa noite!
Acabei de encontrar este post na net e acho que deve ouvir uma entrevista em que o Eduardo Sá explica a frase citada no blog:
http://www.rr.pt/multimedia_audio.aspx?fid=10&fileID=54226

Para além disso acho que nem tudo deve ser levado à letra, pois algo muito caracteristico até deste psicólogo, é que muito é dito por entre linhas e é preciso estar atento a isso.
;)

Iriene disse...

Assino, tudo o que foi dito a favor do Eduardo Sá. "A escola é uma sala de estar tem de aconchegar! um professor de verdade EDUCA antes de ENSINAR e é por isso que muitos profesores SÂO, Muitas vezes TIOS e MESMO NÂO DEVENDO SAO UM BOCADINHO PAIS"
(frase dele, de um psicologo verdadeiro.
Felizmente, sou uma mae feliz com dois filhos maravilhosos que tem tido a sorte de encontrar "tios fantásticos" que ajudam-me a ser MAE, porque "tudo é Eterno" um bem haja aos que apostam dos nossos filhos futuros Homens de amanha.

Anabela Teixeira disse...

É triste ver a falta de respeito e de civismo do nosso povo. Quem dera a Portugal e ao mundo que existissem muitos "Eduardo Sá". Este Senhor é digno do meu respeito e da minha admiração. A sua sabedoria e a sua forma de estar e de ser permite-lhe viver a vida de uma forma alegre, sem medo das adversidades. Tenham-no como exemplo e dirijo-me essencialmente agora aos professores mal formados (não tecnicamente) mas humanamente. Não são os alunos que têm que mudar mas sim quem lida com eles. Nós temos que ser o exemplo dos nossos jovens. Professores, pais, educadores e todos os envolvidos no processo de educação e desenvolvimento de uma criança/jovem são co-responsáveis pelo que essa criança/jovem se torna. Somos mestres e guias das nossas crianças e jovens. Se na verdade existem "desordeiros e insolentes" (palavras estas que escandalizam quem não sabe lidar com eles)é porque na realidade quem os acompanha e tem o dever de os amar, de os ensinar e acima de tudo de os respeitar como seres humanos, são também desordeiros e insolentes, revoltando-se contra aqueles que muito têm para lhes ensinar. Todos aqueles que têm um título académico seja ele qual for e apresentam num blog discursos e palavras ofensivas, sem principios e de nítida falta de educação não podem de maneira alguma ensinar/formar ou educar quem quer que seja, porque eles próprios não são nada. As críticas sempre existiram e devem existir de uma forma saudável e benéfica, pois nada nem ninguém é perfeito. Podemos não estar de acordo com o que os outros dizem e nesses casos podemos e devemos manifestar o nosso parecer de uma forma correcta e educada. Como querem que o país ande para a frente se têm mentes tão preversas e retrógradas?...Evoluam pessoalmente, psicologicamente e emocionalmente e verão que o que vos rodeia não é tão mau assim. Aprendam de uma vez por todas a respeitar os outros e a dar mérito a quem tem mérito. Aprendam a gostar daquilo que fazem ou dignai-vos a deixar o lugar de vago para quem realmente sabe ser profissional e é digno desse cargo.
Ao Dr.Eduardo Sá (que não me conhece de lado nenhum) eu deixo o meu apreço, o meu respeito e o meu muito obrigado por ser um cidadão útil e um exemplo para muitos.

Anónimo disse...

É com muita pena que li este comentário sobre o Prof. Doutor Eduardo Sá. Infelizmente reflecte a falta que faz aos professores terem alguma noção do desenvolvimento da criança, de técnicas de motivação (em vez de castração), de conhecimentos sobre o que é uma comunicação assertiva e de o que realmente significa a pedagogia.
Apenas alguém sem qualquer conhecimento da mente humana escreveria tal crítica e esse alguém deveria optar por outra profissão. Eu leccionei com os grupos considerados mais problemáticos e as minhas noções de psicologia revelaram-se fundamentais para a comunicação e a motivação dos alunos.

Anónimo disse...

Aconselho vivamente a alterar o nome do seu blogue para "O cantinho dos incultos"

Anónimo disse...

Como é possivel estes comentários de tão baixo nivel...
Assim não é possivel existir AMOR,estou tão farta dos seres crueis q só sabem descer de nivel. Ainda não repararam q há falta de Amor,carinho,ternura(como o Dr.Sá diz)só vejo violencia q essa vem de casa e não das escolas.
E ainda criticam o Dr.Eduardo Sá ele é a paz q todos precisamos.Tenho 32 anos e uma filha de 2 neste andar não sei o q vai ser do futuro dela mas vou ouvir o Dr. sempre q puder e seguirei os concelhos.
Agora acho q esse anonimo deve ter uma grande dor de cotovelo,se diz q o conhece bem pois duvido.
Mas toda a gente tem direito de gostar ou não gostar de alguem,mas não tem direito de criticar dessa maneira arrugante.

Anónimo disse...

Realmente é incrível como existe tanta ignorância no nosso país, principalmente quando esta vem de professores, faço aqui uma pergunta afinal para que servem os professores? Que eu saiba e tenha aprendido no meu tempo escolar é para nos ensinar um pouco de tudo ou seja incluíndo educação, como é que podemos avançar para á frente neste país quando temos professores que falam e criticam os próprios colegas de uma forma arrogante, invejosa e pertinente? Então seguissem outra carreira e não esta, penso que cada um tem a sua opinião e que a deve dár de uma forma educada e correcta, afinal estão a criticar um Dr. pelas as suas palavras mas depois quando fazem uma observção acabam por ser piores que ele, quanto aos jovens de agora independentemente das idades, claro que a educação parte de casa, mas os professores existem também para fazer parte dessa educação e o Dr. Eduardo Sá tem muita razão quando diz que se o aluno está a olhar pró lado ou que não tem atenção á aula que está a ser dada é porque a professora não conseguiu captar atenção desse aluno, penso que hoje podemos cativar os jovens mesmo os mais difíceis, os professores só têm q conquistar a sua confiança é para isso que são formados e doutorados, alunos dificeis sempre existiu não é agora que é pior que ontem e melhor que amanhã, afinal começo a chegar á conclusão que hoje em dia há professores que não têm paciência e estão saturados da sua profissão, mas quando a escolheram deviam se lembrar que esta profissão lida com seres humanos e todos eles com personalidades diferentes entre as quais as mais fortes e dificeis de se compreender.
Quanto ao Dr. Eduardo Sá é um grande professor e psicologo, por isso é conhecido enquanto os outros acabam no anonimato, aconselho a todos os professores a verem o filme mentes perigosas...

Anónimo disse...

Quero mostrar o meu desgrado com os comentários que aqui li contra o professor Eduardo Sá....Resta- me lamentar esse tipo de comentários e dizer a essas pessoas que deviam de ter vergonha de dizerem mal de um profissional do gabarito e qualidade do Dr. Eduardo Sá.Atrevo- me até a dizer- lhes que quem lhes dera um dia chegarem sequer aos calcanhares do Dr. Eduardo Sá enquanto profissional, uma vez que nem sequer têm a capacidade de entender e decifrar a mensagem que este passa por detráz das sua sábias palavras.Só posso mesmo lamentar que tenhamos pessoas com esse tipo de atitudes a leccionar nas nossas salas de aula e a educar as nossas crianças....Peço desculpa pelo desabafo mas não podia ao passar por aqui deixar de comentar isto e de manifestar o meu imenso apreço e admiração pelo professor Eduardo Sá, o qual tive o privilegio de ter como mestre ao longo das etapas da minha formação como psicóloga clinica...

Anónimo disse...

Quero mostrar o meu desgrado com os comentários que aqui li contra o professor Eduardo Sá....Resta- me lamentar esse tipo de comentários e dizer a essas pessoas que deviam de ter vergonha de dizerem mal de um profissional do gabarito e qualidade do Dr. Eduardo Sá.Atrevo- me até a dizer- lhes que quem lhes dera um dia chegarem sequer aos calcanhares do Dr. Eduardo Sá enquanto profissional, uma vez que nem sequer têm a capacidade de entender e decifrar a mensagem que este passa por detráz das sua sábias palavras.Só posso mesmo lamentar que tenhamos pessoas com esse tipo de atitudes a leccionar nas nossas salas de aula e a educar as nossas crianças....Peço desculpa pelo desabafo mas não podia ao passar por aqui deixar de comentar isto e de manifestar o meu imenso apreço e admiração pelo professor Eduardo Sá, o qual tive o privilegio de ter como mestre ao longo das etapas da minha formação como psicóloga clinica...

Caravana disse...

com todo o respeito, esta é a tipica linha de pensamento dos professores: fazem tudo menos ter que aturar os alunos. isso não! Eduardo Sá tem razão em muita coisa que diz, as crianças não devem ser perfeitas e têm direito a dizer/fazer asneiras.

Anónimo disse...

Tenho o privilégio de ser aluno do Professor Eduardo Sá no ISPA, devo aqui dizer que as suas aulas têm um ambiente verdadeiramente especial.Os alunos estão completamente absorvidos pelas suas palavras e raciocínios, ligações e interrogações, e pelas lições de humanidade, pelo enfase no relacional e pela sua voz calma, afectuosa e apaziguadora que absorve. Por outro lado há momentos de agitação nos seus alunos, pelas interrogações que ele mesmo provoca, por estimular um pensamento não linear, não determinista, não de uma causa e um efeito. Psicanalista, abana-nos os conceitos clássicos doutrinais e a rigidez académica da psicanálise. E tudo isto num silêncio muito comunicante, em que a sua voz suave tanto se faz ouvir.
O que ele diz com a polémica frase penso que mais tem a ver com o grito de pedido de ajuda que algumas crianças demonstram nas escolas, de forma mais ou menos patológica,exteriorizando a sua zanga.
Não há alunos indomáveis Senhores professores, há crianças que se revoltam por se sentirem sós e desamparadas. Deixem de ficar à defesa e conquistem-nas pelo afecto. Dar amor, compreensão e atenção também é do vosso repertório profissional. E por isso BEM HAJAM OS PROFESSORES.

Ana Freitas disse...

Quem não conhece, nem devia comentar...e quando o fazem, deviam pelo menos perceber o contexto em que algumas afirmações acontecem, e fundamentar a sua opinião de forma construtiva..

Eu tenho o privilégio de conhecer o profº Eduardo Sá pessoalmente, como professor e digo muito sinceramente, até agora foi o professor que adorei mais ouvir..e para quem diz que ele vive noutro mundo, que tem sorrisinhos, isto e aquilo, é porque não tem a capacidade de revelar a criança que todos nós temos.

Deveriam talvez, falar até com o Prof. Eduardo que por sinal´tb é psicanalista, podia ser que deixassem de ver a relaidade de forma tão crua e dura.

Cristina Ramos disse...

Tal como alguem escreveu acima tambem vim aqui parar por ter colocado o nome do Dr Eduardo no Google. Sou professora e quero partilhar convosco a minha angustia de ver tanta gente no ensino a fazer um mau papel à sociedade. Professores que não compreendem os jovens, entendem as suas realidades ou dialogam com eles, no sentido de chegar ao entendimento, não deviam ser professores. É uma pena ouvir pessoas que dizem detestar certas turmas só porque estas se revoltam quando a prof não procedeu bem (e estão cheios de razão!). Custa dizer aos jovens "tens razão, desculpa"? Pois hoje ao ouvir o Dr. Eduardo num programa a falar exactamente da necessidade urgente de compreender e ouvir os jovens e as crianças, dei-me conta de que Eu é que estou certa. Por isso sou professora há 15 anos e nunca tive conflitos graves com alunos "só" porque entraram na sala de aula com o boné. Sabem porquê? Porque estabeleço regras pelo diálogo e não pela imposição. Fiquem bem e sejam felizes fazendo bem!
C

*M* disse...

Discordo totalmente desta postagem, sou adolescente e adoro este Senhor.
Li os livros dele, vejo os seus 15 minutos na tv e ele é espectacular.
Acho que é uma das poucas pessoas que compreende e percebe as crianças/adolescentes por completo.
O que mais me incomóda é este post ser escrito supostamente por um professor. E sim, um bom professor cativa os alunos, trata todos de igual mas ao mesmo tempo de diferente, pois cada aluno é um pequeno mundo. Um aluno percebe uma matéria em 5 minutos outro já precisa de 20 minutos. É normal, e é bem real, cada um tem o seu tempo de persecpção e de compreensão. Por isso senhores professores, pensem, que para voçês é complicado ensinar matéria, sim é verdade. Pode ser realmente complicado ensinar com alunos barulhentos e etc... Mas em vez de andarem com faltas disciplinares e etc, conversassem com esses alunos problemáticos?!? Tentarem saber o porquê do aluno ser assim, o porquê de se comportar de determinada forma... Sugestões fáceis de aplicar!!!

"Todos nós somos inteligentes e sensíveis, alguém tem é de nos falar claro e não nos tratarem como débeis mentais."
Professor Eduardo Sá

Fiquem bem.

Filipe Azevedo disse...

Ao Dr.Eduardo Sá apenas tenho a agradecer o facto de me fazer crescer como pessoa.
Sou um jovem, 18 anos apenas, muito para aprender, mas é por isso que me interesso por tudo que ouço e me que faz pensar, e as suas palavras despertam em mim esse mesmo interesse e por isso concordo em pleno com o que muitos professores (bem formados)aqui foram dizendo.
O nosso país está cheio de professores "mesquinhas" que não sabem entender o lado dos alunos. Estudo e tenho colegas que apesar de mais novos e ainda numa tenra idade, pouco tempo passam com os pais, e esse pouco tempo, muitas vezes é marcado pelo silêncio, é natural que se sintam ainda que inconscientemente sozinhos e desprotegidos, é natural que num cenário desses dêm sinais, e é natural que esses sinais sejam dados com algumas atitudes irreverentes, atitudes que muitos de vós "professores" nem sequer se dão ao trabalho de perceber porque, porque são extremamente atrasados mentalmente e pensam "não são meus filhos, vou estar aqui a preocupar'me para que?!" é exactamente isto que muitos professores pensam, quando o que deveriam pensar era "secalhar o ambiente em casa não anda bem, a mãe possivelmente está desempregada e quando falta dinheiro em casa as discussões surgem e os alunos tendem a reagir a esse tipo de situações" .

Talvez se agissem da melhor forma a resposta a vossa pergunta "não são meus filhos, vou estar aqui a preocupar'me para que!?" fosse:

VOU PREOCUPAR'ME MESMO NÃO SENDO MEUS FILHOS, PORQUE GOSTAVA QUE OUTROS COLEGAS MEUS TOMASSEM A MESMA ATITUDE PERANTE OS MEUS, VOU PREOCUPAR'ME MESMO NÃO SENDO MEUS FILHOS, PORQUE PREOCUPANDO'ME VOU ESTAR A PASSAR AQUELA PROTECÇÃO QUE TALVEZ NÃO TENHAM NO AMBIENTE FAMILIAR, VOU PREOCUPAR'ME PORQUE ASSIM AS MINHAS AULAS VÃO CORRER MELHOR, VOU PREOCUPAR'ME PORQUE ANTES DE CRIAR BONS ALUNOS, TENHO QUE CRIAR BOAS PESSOAS, PORQUE SÓ BOAS PESSOAS CONSEGUEM SER BONS ALUNOS!

Filipe Azevedo disse...

Aqui deixo 2 links para que vos professores sigam estes conselhos e não entrem pelo caminho des1ta professora, acho que foi um comportamento completamente desnecessário.

Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=a1uvQBBHpzM

Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=Y1R11OXOs2I&feature=related

Filipe Azevedo disse...

Crianças e as Tecnologias
Eduardo Sá

http://www.youtube.com/watch?v=hJuWEnw8O3w

Anónimo disse...

Por estar a estudar para ser professora, tenho imensa pena que a incompetência de alguns dos que serão os meus futuros colegas, faça com que eles crirtiquem as palavras deste sábio homem, enquanto deveriam estar a arranjar estratégias para melhorar as suas aulas e estimular os seus alunos.

Desenhador de Bonecos Palito disse...

Estes psicólogos quase sempre metem nojo, mas este em particular basta olhar para ele enquanto fala, mesmo sem ouvir. Aquele sorriso...aquela arrogância pseudo intelectual ...

RENATO VIEIRA FERNANDES CORTE REAL disse...

Vem agora dizer que a Escola é reponsável pelo bulling...
O que é que ele entende por Escola? Aquela instituição onde ninguém manda porque os governos não querem que se façam ondas lá dentro? Psicólogos porfessores universitários que lavam o cérebro a idiotas que querem ser professores, vá-se lá perceber com que motivação, para que estes encarem a falta de respeito como algo próprio da idade, e muito aliciante para quem encara esse "desafio"...
A ESCOLA PÚBLICA (ESSE MISTÉRIO PARA OS FILHOS DOS MINISTROS E DEPUTADOS) TEM QUE PASSAR A SER EXCLUSIVA.
http://antiob.blogspot.com/

JOÃO DOS CARACOIS disse...

Não sou Doutorado por nenhuma Universidade dos homens, mas sou Doutorado com classificação máxima pela Escola da vida, aquela que nos apresenta situações de miséria,vigarice, má formação moral e etc.,aí quem sofre na pele as insolências não terá a mesma opinião, Assim vou expresar a minha: A escola é um lugar aonde vamos buscar conhecimentos teóricos e práticos para a vida. Em casa recebemos a educação, formação moral e toda a nossa maneira de ser e de estar em sociedade, quando em casa recebem instruções para desrespeitar os outros e prejudicá-los, não me venham dizer que são os professores os culpados.Sou comerciante e uma vez apanhei um adolescente a roubar-me um produto e a mãe que estava ao lado disse-lhe,deixa que isso é do Senhor, para depois acrescentar, este menino é uma intelegência, a esta frase nem faço comentários.
Portanto não vamos andar semp+re a tentar culpabilizar as vitimas inocentando os criminosos, porque lugar de bandido é na cadeia e as penas deveriam ser para cumprir, que é o que não acontece e criminosos só entendem uma coisa a condenação tudo o resto é conversa da treta, deixem-se lá de coisas.

Anónimo disse...

Realmente concordo que só um leigo para não saber do que fala. Se tentar perceber as palavras do Dr. Eduardo Sá no seu contexto talvez consiga um dia perceber o cerne da questao...

Anónimo disse...

A única coisa que há a dizer relativamente a este post é que o autor deste não faz a minima ideia do trabalho desenvolvido pelo professor Eduardo Sá. É com muita pena que vejo o nosso país a pensar de forma superficial, sem que saiba entender a ironia e mensagens que ficam por detrás.
Já agora, o professor Eduardo Sá, dá aulas fantáticas e nem por um segundo os alunos desviam a atenção delas. Um dos melhores professores na área da psicologia com uma inteligencia e audácia fora do comum.

Frederico disse...

boa tarde, realmente só não percebe quem não quer, este homem, Dr Eduardo Sá diz as verdades que os professores e/ou os educadores de infancia e alguns pais não querem ouvir, porque até sabem que é verdade.
Eu quando era pequeno era traquina, desarrumava, batia, etc.. mas as pessaos que o criticam deviam ser uns santos, que por vezes até são os piores!. O que mais importa é que, gostem ou não gostem, falem bem ou mal, critiquem ou não, o importante é que falem quer dizer que ele é mesmo "bom"!!!

Jorge Alves disse...

De facto a estupidez é directamente proporcional à ignorância.
"Ousar ser insolente ..." é somente uma fase no processo de crescimento.
Quem nunca ousou ser insolente, deve ter alguma disfunção.
O desafio ao professor quanto à capacidade em saber contrariar a insolência é que é problemática para muita gente. É também aí que se distingue o trigo do joio. De quem sabe o que significa e para que serve a avaliação profissional.
Vim aqui por engano.
De facto este blogue é um exemplo real da mediocridade reinante na blogoesfera.

Anónimo disse...

Tenho muita pena que alguns pais e professores não compreendam a grandeza da dedicação que o Sr. Dr. Eduardo Sá dedica às crianças. Talvez ele tenha nascido uma ou duas décadas adiantado, pois a nossa sociedade ainda não está preparada para educar amando. Sou mãe de dois filhos e a minha experiência com uma professora do meu filho foi traumática. A crianças com menos de 8 anos lançava insultos como atrasados, lentos, burros, idiotas, e um sem fim de vocábulos indignos. Muitos meninos voltaram a fazer xixi na cama e ao domingo à noite nem adormeciam. Mas alguns nem contavam aos pais, talvez por pensarem que os pais concordavam com a conduta da professora. Eu e o meu marido durante quatro anos tivemos que injectar o meu filho com uma "overdose" de amor, auto-estima e atenção de forma a sanar a dor que lhe era infligida na alma. E porque será que os profesores, publicamente, defendem sempre a sua classe e quando se trata dos seus filhos já adoptam atitudes inversas! Sim, alguns professores tirem-mos da frente! E depois queixam-se que as crianças são agressivas! Ninguém lhes disse que as crianças também aprendem por imitação????

Anónimo disse...

Há pessoas (infelizmente muitas delas professores) que são "mer...". Deviam ir para a rua. Tenho a certeza que não arranjavam emprego em mais nenhum sítio!

São uns frustrados, uns incompetentes e uns ignorantes. São certamente uns "mal amados".

Por isso é que fazem comentários absurdos sem cabimento sobre pessoas que (no seu íntimo) sabem que não conseguem igualar. Nem chegar perto quanto mais igualar.

Claro que depois (como são merd..) dizem: Ai eu não! Eu sou bom ele é que não presta, etc. etc.

Esses que comprem espelhos, que olhem à sua volta e percebam que cheira mal (pois estão rodeados de coisas igualmente mal cheirosas).

Frustrados!

Anónimo disse...

Trabalhei com o Dr. Eduardo de Sá num canal televisivo de saúde, e só posso dizer qué é un ser humano maravilhoso.
Manuela Almeida

raquel disse...

Concordo 100%, texto mt bem escrito!

Anónimo disse...

Visitem a recém criada Associação de Pais e Alunos Alérgicos a Eduardo Sá:
https://www.facebook.com/pages/Associa%C3%A7%C3%A3o-de-Pais-e-Alunos-Al%C3%A9rgicos-a-Eduardo-S%C3%A1-appaes/215989308524891?ref=hl