quinta-feira, outubro 10, 2013

Cortes de 10% na função pública em salário acima dos 600 euros

"O governo pretende avançar para uma redução definitiva em 10 por cento nos salários dos funcionários públicos acima de 600 euros a partir de 1 de janeiro. Mais de 400 mil trabalhadores do Estado vão perder mais de um ordenado por ano. A diminuição dos vencimentos é concretizada através da revisão da tabela remuneratória única.
A notícia é do Correio da Manhã, que explica que a medida vai ser discutida esta quinta-feira em Conselho de Ministros. Da aplicação do corte não pode resultar um salário mensal inferior a 600 euros.

Os cortes deverão ser aplicados mesmo aos funcionários públicos cujas carreiras não estejam inseridas na atual tabela remuneratória, que se encontrava em vigor desde 2009.

Os novos ordenados vão ser fixados numa portaria conjunta da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. Em maio passado, em carta enviada à ‘troika’, o chefe do governo comprometeu-se a diminuir as despesas com pessoal em 445 milhões de euros através de uma nova tabela remuneratória única e de uma tabela única de suplementos".
 
CM

1 comentário:

Anónimo disse...

Qual a culpa de um aluno carenciado para que, em razão das dividas fiscais dos seus pais, não lhe seja atribuída uma bolsa de estudo?

Obviamente que nenhuma culpa lhe pode ser atribuída!

Pois bem, se é lícito negar a um aluno carenciado uma bolsa de estudo, em razão das dívidas fiscais dos seus progenitores, por maioria de razão aos sócios da SLN, sociedade detentora de 100 % do capital social do BPN, também poderá ser cortado alguma coisa…

Fosse eu aluno universitário, chamaria à razão o Governo com a discussão do que então cortar aos sócios da Sociedade Lusa de Negócios … nunca cotada em bolsa, holding de um grupo que se financiava no BPN, que muito provavelmente ficará para a história como a maior fraude da 3.ª República, em razão da sua magnitude, cujo impacto nas contas públicas ainda hoje não é possível determinar completamente.