sábado, maio 03, 2014

Estudo mostra que colégios inflacionam notas

Uma equipa de um centro de investigação da Universidade do Porto analisou mais de três milhões de classificações de exames do secundário e as correspondentes notas internas, ao longo de 11 anos, e chegou à conclusão que as escolas privadas independentes são as que mais "inflacionam" os resultados dos seus alunos, em comparação com as públicas e mesmo com os colégios que têm contrato de associação (particulares mas financiados pelo Estado). 
Os autores do estudo mostram ainda como essa inflação de notas pode condicionar o acesso ao ensino superior e beneficiar assim os estudantes do ensino privado independente que, regra geral, já são de meios socioeconómicos mais privilegiados. 
Diretores de escolas e pais reconhecem o problema e defendem alterações na forma como é feito o ingresso na universidade.


Expresso Online


1 comentário:

Anónimo disse...

E de que adianta a notícia se quem devia atuar desvaloriza o facto dizendo que já se fazem "análises" e nem vê o ridículo da afirmação pois se fossem feitas "adequadamente" esses desvios não continuariam ou até aumentariam. Daqui a uns dias já todos se esqueceram e continua tudo na mesma porque quem pode pode...e o zé povinho paga.É o estado que temos.Até alunos arruaceiros que não conseguem estudar uma linha dizem que vão para medicina se quiserem e pagarem, claro.