quarta-feira, outubro 12, 2005

As aulas de recuperação no ensino básico

As escolas do ensino básico vão ter, já no início do segundo período deste ano lectivo, aulas de recuperação para os alunos em risco de reprovação. Esta é uma medida que desde já aplaudo e acho até que ela devia ser alargada ao ensino secundário. Um ensino verdadeiramente democrático deve proporcionar a todos os alunos as mesmas oportunidades de sucesso, algo que não vai sucedendo na maioria das escolas deste País. Quantas vezes, em Conselhos de Turma, assistimos a verdadeiros atentados pedagógicos, onde alunos sem os pré-requisitos necessários para a aprendizagem - em especial nas disciplinas cumulativas - não são encaminhados para aulas de apoio pedagógico acrescido, apresentando os professores as desculpas mais esfarrapadas para o não fazerem ( com o conluio de muitos Conselhos Executivos), esquecendo-se que muitos destes alunos não tem qualquer tipo de apoio em casa e grande parte deles não tem possibilidades económicas que lhes permita recorrer a ajuda externa. Esta intenção do Ministério da Educação tem por isso todo o cabimento e, na minha opinião, peca por tardia. Fica, no entanto, por saber, a forma como vai ser implementada.

4 comentários:

peciscas disse...

Muito bem!
É preciso falarmos destas coisas, até que a voz nos doa.
Colega.
É urgente divulgarmos, por todos os meios possíveis a experiência que estamos a viver.
Nós, que estamos "no terreno" sabemos como as coisas funcionam (ou não funcionam) para além dos discursos politicamente correctos, que ficam muito bem na fotografia.
É por isso que hoje, lá no meu Peciscas, tenho um post a convidar os "profes" a deixarem os seus testemunhos sobre a realidade que se está a viver actualmente nas escolas, através de um outro blog que é especialmente dedicado a temas da EDUCAÇÃO.
Por isso, convido-te a passares por lá e, com este testemunho ou com outro, contribuires para a divulgação da tal realidade.

peciscas disse...

Podes, se assim o entenderes, deixar lá este oportuno texto.

IC disse...

Só uma ressalva: na minha escola havia apoios - APAs (ou aulas de recuperação, como se lhe queira chamar), há poucos anos deixámos de ter crédito de horas para os possibilitar, já tenho denunciado isso. Mas já percebi, aqui na blogosfera, que essa situação não é geral.

Pedro disse...

Esperemos que este não seja apenas mais um anúncio como o que foi feito em relação aos concursos... É que, às vezes, parece que o objectivo é baralhar a cabeça dos professores.
Por outro lado, falta ainda saber muito sobre como vão funconar essas aulas de recuperação. A ideia em si também a defendo, mas as aulas de apoio pedagógico acrescido já existem (muitas vezes só no papel)... A ver vamos no que vai dar...