terça-feira, setembro 19, 2006

Os Conselhos Executivos

Ontem não vi o "Prós e Contras". E não vi porque de antemão sabia que não iria ser dito nada de novo. Além disso já não tolero ouvir a ministra: a senhora provoca-me náuseas e dado que não sou obrigado a ouvi-la, faço tudo para a evitar. Não duvido, no entanto, que muitos professores tivessem estado à frente do televisor ouvindo atentamente tudo o que a senhora tinha para dizer. Lendo alguns blogues esta manhã confirmei as minhas suspeitas: a ministra esteve igual a si própria, o mesmo é dizer, arrogância e prepotência a rodos e competência e educação a menos. No programa também estiveram alguns presidentes de conselhos executivos que, de acordo com os relatos, outra coisa não fizeram que bajular a ministra. Muitos deles, há muitos anos que não dão aulas mas mesmo assim arrogam-se o direito de querer representar os seus colegas professores. Deviam ter vergonha na cara. Esta gente - não são tão poucos quanto isso - está-se borrifando para a classe: fazem-se representar apenas a si próprios a aos seus interesses que na grande maioria dos casos passam pela perpetuação no poder sem olhar a meios e pisando (leia-se, perseguindo) todos aqueles que ousem enfrentá-los. No exercício do cargo seguem religiosamente as orientações do ministério, mesmo que estas sejam desapropriadas ao contexto em que se inserem. Não importa. É preciso mostrar serviço aos superiores hierárquicos e eles estão lá para isso. Querem dar a imagem de bons alunos e fazem os possíveis para manter a confiança das chefias (direcções gerais e ministério da educação). A grande maioria queixa-se do excesso de trabalho e das curtas férias mas, curiosamente, quando chegam as eleições lá estão eles novamente a recandidatar-se. Vá lá a gente perceber porquê! Limitação de mandatos precisa-se e com urgência!

6 comentários:

IC disse...

De facto, não perdeste nada em não ver o "Prós e Prós", só perdeste um "Contra" que conseguiu fazer-se ouvir... por boa parte do país. Foi o parabéns à ministra "por ter conseguido reunir ali um grande número de amigos"... "Isto não é um debate... é um beija mão!"

Mas... que outra coisa seria de esperar?

Anónimo disse...

"Muitos deles, há muitos anos que não dão aulas mas mesmo assim arrogam-se o direito de querer representar os seus colegas professores. Deviam ter vergonha na cara. Esta gente - não são tão poucos quanto isso - está-se borrifando para a classe: fazem-se representar apenas a si próprios a aos seus interesses que na grande maioria dos casos passam pela perpetuação no poder sem olhar a meios e pisando (leia-se, perseguindo) todos aqueles que ousem enfrentá-los."

Nem mais. Acabe-se com os ditadorzecos, exija-se democracia impedindo que permaneçam mais do que dois mandatos no poleiro. A escola deve educar para a cidadania, faça-o!

Pedro disse...

Completamente de acordo!!! A falta de imparcialidade que se viu no programa foi uma vergonha...
RTP1: uma desilusão.

Anónimo disse...

A limitação de mandatos é essencial para as Escolas (mesmo que possam voltar após "período de nojo), mas não é essa a política e o interesse actual do ME.

E quanto ao programa da RTP, chutar a questão do ECD para a uma da manhã, num rodapé final do programa, foi a forma de ter lá a Ministra, claro.

A Professorinha disse...

Os presidentes presentes no prós e contras (que de contras teve pouco) devem ter recebido pouco dinheiro nas escolas para ir para ali bajular a ministra.

Só espero que o colega de Seia que falou tão bem ão sofra nenhuma consequência deste governo ditatorial que temos.

Anónimo disse...

os directores de pés de barro devem cair!

Perseguem colegas,põem colegas fora da escola.


colocam outros colegas sem habilitação para o grupo disciplinar e outros mais qualificados que foram colocados pelo MEC vão para a rua,uma dessas sou eu estou com uma depressão Major.Esta é a ESCOLA que temos-