quinta-feira, março 13, 2008

Mais um texto escabroso sobre os professores

"Uma das principais queixas dos professores é a falta de autoridade. É verdade. É uma falha grave, que afecta o ensino e a qualidade da aprendizagem. O problema é que a autoridade não se atribui por decreto. A autoridade conquista-se no dia-a-dia com coerência, determinação e competência. No fundo conquista-se com o exemplo dado. A última manifestação foi mais um passo dado nesse caminho há tantos anos trilhado pelos professores em direcção ao abismo.
No sábado, desfilaram com frases brejeiras para a ministra, piqueniques anárquicos no Marquês de Pombal, metáforas vulgares com o Governo, gritos histéricos de protesto e uma certeza: o que combatem é a avaliação em geral, não o método de avaliação em particular.
Na segunda-feira, sentaram-se à frente de uma turma, para ensinar os alunos a falarem educadamente, a portarem-se com maneiras e a respeitarem-nos a eles como modelo de rigor a formação a seguir.
Esta manifestação teve uma vantagem: relembrar como é a maioria dos professores e qual o resultado do seu trabalho - 120 mil chumbos no ensino básico, 16,9% de repetentes no secundário, 38,3% de reprovações no 12º ano e um país de analfabetos".

Gonçalo Bordalo Pinheiro
Sábado

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois o meu filho de 14 anos pareceu-me entender perfeitamente os motivos dos seus professores e eu como mãe sinti-me orgulhosa por isso.