quarta-feira, março 28, 2012

O homem tem razão

"Na oposição, PSD e CDS foram dos partidos que mais criticaram, e bem, a constituição de agrupamentos de escolas de dimensão irracional e desequilibrada.
Em 2010/11, Isabel Alçada criava os mega-agrupamentos que chegaram a atingir uma população escolar da ordem dos 3000 alunos. Não estranharam, por isso, as críticas a este processo de desumanização da escola. Depois de um ano de paragem para, segundo o atual MEC, avaliar e dialogar, este escreveu, em projeto de diploma legal, que a constituição de agrupamentos de escolas obedecerá, entre outros critérios, a uma "dimensão equilibrada e racional".
Nunca quis o MEC esclarecer o que era esta dimensão, mas à medida que começam a conhecer-se as propostas das quase extintas direções regionais de educação, começa a perceber-se a razão do silêncio: o teto furou e os agrupamentos a criar chegam aos 3600 alunos! Confirma-se que estes políticos do arco do poder gostam que olhemos para o que dizem (na oposição), mas não para o que fazem (no poder) e são, na verdade, as principais forças de bloqueio ao desenvolvimento de uma Educação de qualidade".

Mário Nogueira
CM

Sem comentários: