segunda-feira, dezembro 16, 2013

Dois meses negros para o ensino público

A redução do número de professores no ensino público por aposentação é uma das metas estipuladas pelo ministro da Educação e Ciência para o início de 2014. Até Janeiro, Nuno Crato quer mandar para a reforma 4.500 docentes… e a meta parece estar cada vez mais próxima.
Nos meses de Novembro e Dezembro, aposentaram-se 2.641 professores, mais de metade dos que se reformaram durante o ano (4.839) e o número maios alto nos últimos anos, de acordo com a lista mensal da Caixa Geral de Aposentações (CGA), a que o Diário Económico teve acesso.
No total, desde a chegada da troika a Portugal já saíram das escolas mais de 30 mil docentes, segundo o mesmo órgão de informação. Entre aposentações e redução de professores contratados, a rede pública, que contava em Junho de 2010 com 150.097 profissionais, conta agora com 118.687 professores.
Além da redução do número de docentes, faz ainda parte dos planos do Governo o aumento do número de alunos por turma e da redução de disciplinas, de forma a reduzir o número de professores sem horário atribuído.

Sem comentários: