sexta-feira, março 10, 2006

Áreas curriculares não-disciplinares

Alguém me consegue explicar qual a importância pedagógica das área curriculares não-disciplinares? É que eu até hoje ainda não consegui perceber e provavelmente o defeito é meu. Para além da desvantagem de sobrecarregar os horários dos alunos, não consigo deslumbrar nenhuma vantagem. As taxas de insucesso escolar não param de aumentar o mesmo acontecendo com os actos de indisciplina, o que faz pressupor que as áreas de estudo acompanhado e de formação cívica não estão a cumprir a sua função. É assim ou estarei enganado?

3 comentários:

soledade disse...

Tb discordo das ACND - não servem o objectivo para que foram criadas e presidi-lhes, a meu ver, uma erro de base: atomizam ainda mais o conhecimento (como se o mundo fosse feito de gavetinhas estanques) e os meios de o adquirir. (Tenho saudades da Área-Escola!) A formação cívica e os métodos de estudo têm de ser transversais, é ridículo transformá-los em "disciplinas" eufemisticamente não-disciplinares. O mesmo penso da polémica Ed. Sexual - que deve ser transversal. Mas sobrecarregar o horário dos alunos é uma desvantagem apenas do ponto de vista de quem conhece o efeito perverso dessa sobrecarga: professores e alunos. De resto, tem respondido a um desidério de sucessivos ministérios, desta ministra em particular e, creio, da sociedade em geral: manter as crianças na escola o dia todo, ocupá-las e não lhes dar muito tempo para pensar. Sucesso? Simula-se.

Pedro disse...

Acho que está mesmo certo...

emn disse...

Deviam também, na minha opinião, criar disciplinas como «boas maneiras à mesa», «brincar às apanhadas», «saltar à corda», «sensibilidade e bom senso», «respeito pelo semelhante»....
Por mim, era agradável chegar a casa e não ter absolutamente nada a transmitir às minhas «cansativas» crianças.