quinta-feira, junho 21, 2007

Exame de Matemática do 9º ano

Segundo ouvi dizer aos colegas de Matemática da minha escola o exame do 9º ano não foi nenhuma pêra doce. A confirmar-se esta constatação isto significa que, muito provavelmente, a taxa de insucesso vai ser ainda maior do que a verificada na prova de aferição. Aquando da análise dos resultados, Maria de Lurdes fará o discurso habitual: desresponsabilizando-se, anunciará um novo pacote de medidas e pedirá um maior empenho por parte das escolas e dos professores para o próximo ano lectivo; pais e alunos não serão mencionados. Em 2008, o ciclo repete-se.

4 comentários:

Anónimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

João Santos disse...

Ele há cada comentário tão despropositado...Adiante: concordo com o "post": os alunos têm a grande responsabilidade no seu trabalho de estudo. Já só falta agora que o professor vá fazer as provas aos alunos. E acrescento para todos se esclarecerem: os alunos têm resultados medianos e não excelentes, porque em parte não estudam, mas também porque são burros. Contaram-me que a capacidade intelectual do aluno está directamente dependente de factores genéticos: no momento da concepção, se os pais tiverem "drogas" (álcool, serem fumadores) no sangue, os filhos não nascerão totalmente saudáveis e inteligentes. Desenganemo-nos: a inteligência não é um dom divino, ela vem pelo sangue dos pais que corre nas nossas veias e assim a qualidade desse sangue, assim a nossa inteligência. Portanto, espero que se reflicta sobre isto e os professores poderão ficar mais descansados e tirar doses industriais de frustração das suas cabeças. Acho que devias publicar isto...É preciso que as pessoas saibam que 70% está do lado dos alunos. O professor é um facilitador de aprendizagens, mas não pode aprender pelo aluno...

Anónimo disse...

O ME, ao invés, prefere manter a sua política educativa alicerçada em teorias facilitadoras que degradam cada vez mais o ensino e o colocam à beira do abismo. Receio que a continuar-se neste ritmo falte pouco para o passo em frente.

Do post anterior
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Segundo ouvi dizer aos colegas de Matemática da minha escola o exame do 9º ano não foi nenhuma pêra doce

Do post actual
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Mas afinal em que é que ficamos???

Quando é que chegará a hora dos professores do ensino público (a minoria ruidosa do costume) terem um pingo de vergonha na cara?

Andaram dois anos a mandar vir com os exames de matemática do 9º ano, porque não testava os conteúdos leccionados, porque tinha mais palavras que o exame de português (aqui tinham razão) por isto e por aquilo. Agora que sai finalmente uma prova de matemática propriamente dita,(aquilo a que se chama uma cagada em três actos) aqui del rei que não é uma pera doce(mas será que tinha de ser?).

Haja decencia e um mínimo de coerência !!!

Anónimo disse...

Ao anónimo anterior:

A incoerência prende-se com as medidas emanadas do ME. Por um lado, exige aos docentes uma prática baseada no facilitismo exacerbado para que os discentes tenham o "sucesso estatístico" e, por outro, impõe a resolução de algumas provas, por parte destes, que transcendem tal honroso e útil desiderato...

Em que ficamos? Os professores devem limitar-se a tomar conta de meninos ou devem, para além disso, exigir-lhes a aquisição de alguns conhecimentos, sem a qual os meninos apanham um chumbo do tamanho de uma casa?

O ME que se decida...