quarta-feira, setembro 12, 2012

Portugal lidera na desigualdade

"Cerca de 60% dos alunos cujos pais têm baixos níveis de instrução não conseguem concluir o ensino secundário em Portugal. E só menos de 20% chegam à universidade. Segundo o relatório da OCDE, ‘Education at Glance’, ontem divulgado, apenas a Turquia está pior, com quase 70%. Somos também, juntamente com os turcos, o país onde os filhos de pais com estudos superiores têm mais probabilidade de obter também nível de instrução elevado.
O relatório, que na maioria dos dados se reporta ao ano lectivo 2009/10, aponta os progressos de Portugal na Educação, mas refere que ainda há muito a fazer, uma vez que apenas metade das pessoas entre os 25 e os 34 anos conclui o ensino secundário. "Portugal investiu muito em dar mais tempo de estudo aos alunos. Mas o aumento do número de alunos por turma piora o nível da educação e Portugal foi o que mais cresceu", afirmou o director-adjunto da OCDE, Andreas Schleicher.
O relatório refere que Portugal reduziu o investimento em educação de 5,9% do PIB em 2009 para 3,8% em 2012, alertando para os riscos dessa opção".
CM

Sem comentários: