domingo, outubro 21, 2012

O que diz Mário Nogueira sobre a vinculação de professores contratados

Correio da Manhã – O Governo anunciou que podem concorrer à vinculação extraordinária no quadro docentes contratados com dez ou mais anos de serviço. Como comenta?
Mário Nogueira – Não esperava isto. O código de trabalho diz que o limite de contratos a termo são três anos, e há uma directiva comunitária para aplicar isto no público. Tudo vai depender das vagas que decidirem abrir; por isso até podiam exigir os três anos de serviço.
– O que fará a Fenprof?
– Vamos negociar, ver qual a margem de manobra, mas se o Ministério da Educação avançar com isto nestes termos, não merecerá o nosso acordo e entraremos com acções nos tribunais nacionais para a directiva comunitária ser cumprida.
– Quantos professores estima que serão vinculados?
– A expectativa é que seja uma coisa quase simbólica, para justificar o ministro em Junho ter anunciado isto. No grupo de Informática ou de EVT, dificilmente há gente com dez anos de serviço.
– Os docentes vão ter de concorrer a nível nacional.
– É um exagero, porque professores com 18 anos de serviço podem ir parar longe de casa, continuando a ganhar 1300 euros líquidos, mesmo que sejam colocados no 6.º ou 7.º escalão, porque as carreiras estão bloqueadas.

Sem comentários: