sábado, junho 10, 2006

"Analfabetolândia da Europa"

"O velho sonho de gerações e gerações de madraços pode finalmente realizar-se graças à ideia da senhora ministra da Educação - com a avaliação dos professores por parte de papás ultraliberais e educadores demissionários, que só têm olhos para os seus queridos e superdotados cabulazinhos, o ensino ficará entregue a quem reúne de facto condições para fazer de Portugal a Analfabetolândia da Europa.
Para nos irmos defendendo, o melhor é seguir os conselhos do médico Fernando Vale, por altura do seu centenário: andar informado e acompanhar a novidade. Querem acabar com o que resta de bom-senso e racionalidade? Façam favor, vocelências é que sabem. Depois, não será difícil adivinhá-lo, chegará a vez de pôr os maluquinhos a avaliar os psiquiatras, os arguidos a avaliar os juízes e outras patetices nascidas na cabeça de quem, querendo deixar uma marca, não hesitará em nos sujeitar às maiores barbaridades.
Os saloios do meu tempo, que tiveram de aprender - a bem ou à custa da avaliação de bofetões e palmatoadas - os rios, as serras, as linhas de comboio e outras fantásticas minudências, bem podem ir metendo os papéis para a reforma, mesmo que Sócrates os queira no activo até aos 70. É que já não podem mais aguentar-se à tona na torrente de facilidade com que se destrói tudo o que, tendo defeitos, vai funcionando em Portugal. Foi assim com as polícias, foi assim com os militares, só não foi assim com os juízes porque eles teimam em resistir, jamais será assim com os médicos porque há sempre um dia em que um ministro depende do bisturi - e chegou agora a vez dos professores. Já eram insultados e agredidos pelos alunos, se calhar os moços até têm razão, portanto vamos lá meter estes déspotas na ordem.
Seria preferível menos espalhafato e menos demagogia, e mais respeito por pessoas que, em não poucos casos com gritante falta de condições, tanto se dedicam à nobre função de ensinar. E mais atenção, por exemplo, à orientação pedagógica, não só aconselhando aos jovens as profissões para as quais mostrem mais aptidões, como apontando os cursos que permitam, no futuro, trabalho e motivação, remuneração digna e realização pessoal. É criminoso que, por carência de informação, desinteresse do Estado e incompetência dos avaliadores políticos, mlhares de famílias portuguesas gastam fortunas para obter um diploma cujo primeiro destino é a sua exibição no centro de (des)emprego.
Mas a ânsia é a de cortar supostos privilégios e banalizar tudo o que se reja por princípios e obedeça a regras, e agradar à mole imensa do funcionalismo indiferenciado, condenando às galés das tarefas mais duras e mais mal remuneradas, e àquela tropa fandanga que vive na subsidiodependência sem que dela efectivamente necessite. O esforço de progressão na carreira, o sacrifício pelo conhecimento ou o investimento na qualificação merecem o desprezo desta gente. Avaliámo-los mal, foi o que foi."

Alexandre Pais, Director do "Record", na revista Sábado.

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