terça-feira, novembro 09, 2010

Alunos do 6.º ano "aquém do desejável" no Conhecimento Explícito da Língua

"Quatro em cada dez alunos do 6.º ano não foram além de duas respostas totalmente correctas em nove no domínio do "Conhecimento Explícito da Língua" na Prova de Aferição, o que fica "aquém do desejável".

Segundo o relatório nacional do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) do Ministério da Educação sobre a prova de Língua Portuguesa do 6.º ano, hoje divulgado, 42 por cento dos alunos teve um máximo de duas respostas totalmente correctas e 10 por cento não teve qualquer resposta integralmente correcta.

"Os alunos evidenciam um bom desempenho ao nível da Compreensão da Leitura e da Expressão Escrita, mas permanecem aquém de que é desejável no que respeita ao Conhecimento Explicito da Língua", lê-se no relatório.

Desagregando os dados, 38 por cento por cento dos alunos obtiveram uma classificação de nível D (29,1) ou E (8,9), correspondentes a "Não Satisfaz", no que diz respeito ao Conhecimento Explicito da Língua.

Nos outros dois domínios, a percentagem de classificações de nível D e E não ultrapassou os 12 por cento.

"Recomenda-se que este domínio seja abordado de forma mais eficaz e aprofundada, quer através da consolidação de conhecimentos já adquiridos no ciclo anterior, quer através da frequência com que estes e outros conteúdos são trabalhados no quotidiano da sala de aula", afirma o GAVE.

Ainda assim, a classificação média nacional em percentagem, por domínios, atinge os 67 por cento na Leitura, os 69 por cento na Escrita e os 51 por cento no Conhecimento Explícito da Língua. Quanto à percentagem média de respostas totalmente correctas naqueles três domínios, os valores são de 52,8 por cento, 30,2 por cento e de 33,4 por cento, respectivamente.

Globalmente, nesta prova, perto de 60 por cento dos alunos obtiveram uma classificação de nível C ("Satisfaz") dos quais 30 por cento situam-se nas notas mais elevadas, de A e B ("Muito Bom" e "Bom", respectivamente).

Quanto à prova do 4.º ano de escolaridade, a Escrita é a competência que apresenta resultados mais baixos analisando as respostas totalmente correctas, com 43 por cento dos alunos a registarem um máximo de quatro integralmente certas no total dos 12 itens incluídos na prova.

Globalmente, a classificação média nacional por competência situa, em termos percentuais, a Leitura em 68 por cento, a Escrita em 73 por cento e o Conhecimento Explícito da Língua em 73 por cento.

"Os alunos evidenciam um bom desempenho ao nível do Conhecimento Explícito da Língua e da Expressão Escrita, mas permanecem um pouco aquém no que respeita à Compreensão da Leitura", sublinha o GAVE".

Público

Sem comentários: