quarta-feira, dezembro 01, 2010

10.000 novos analfabetos por mês

"A ministra da Educação, Isabel Alçada, disse que o programa Novas Oportunidades registou já adesão de 1,489 milhões de portugueses, tendo feito 456 mil certificações, resume a Lusa.

«Isto corresponde a uma média de 10 mil certificações por mês, o que é muito», frisou, baseando-se nos números que lhe foram transmitidos pelos gestores do programa.

A governante encerrou a sessão de abertura do 4.º Encontro Nacional Centros Novas Oportunidades, que começou esta terça-feira no Pavilhão Multiusos, em Guimarães.

Isabel Alçada disse que o programa vai continuar e lembrou que as Novas Oportunidades abriram caminho a milhares de portugueses. «As pessoas hoje sabem que podem ir sempre um pouco mais longe no seu processo de formação e aquisição de novos conhecimentos», frisou.

Presente na iniciativa, o secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, Valter Lemos, disse que «os adultos que passaram pela iniciativa manifestaram ganhos objectivos do ponto de vista pessoal, melhorando a auto-estima por via da valorização e conciliação com o passado, da redescoberta da escola, da percepção das capacidades e competências possuídas e do reconhecimento da experiência e do seu valor para progredir na educação formal e certificada».

«Mas também do ponto de vista profissional: cerca de um quinto das pessoas sentiram alterações na sua vida profissional que se traduziram em melhorias, alargaram as competências, assumiram mais responsabilidades e aumentou a sua estabilidade no emprego», sublinhou"

TVI 24

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei do título.