quarta-feira, dezembro 22, 2010

Só quatro escolas tiveram “Muito Bom”

"Muito empenho, dedicação e a envolvência de todos, desde pessoal docente a não-docente, no trabalho a realizar." Esta é a chave do sucesso, que valeu a quatro escolas a classificação de "Muito Bom" em todos os domínios da avaliação externa, realizada pela Inspecção-Geral de Educação.

Os Agrupamentos de Escolas de Minde (Alcanena), D. João II (Santarém), Joaquim Inácio da Cruz Sobral (Sobral de Monte Agraço) e Grão Vasco (Viseu) ganharam a ‘medalha’.

No total, foram avaliadas 300 escolas – 233 agrupamentos e 67 escolas não agrupadas –, tendo em conta cinco parâmetros: resultados, prestação de serviço educativo, organização e gestão escolar, liderança e capacidade de auto-regulação e melhoria. "É um prémio merecido para todos os professores, alunos e auxiliares educativos", explicou ao CM a directora do Agrupamento Grão Vasco, Maria Inês Campos, que nunca duvidou do "excelente" trabalho realizado na escola. "Temos protocolos com vários organismos, em que os alunos participam em várias actividades, enriquecem conhecimentos e têm contacto com diferentes realidades".

O Agrupamento de Escolas D. João II realiza avaliações internas trimestrais. "Há maior autocrítica de todos os envolvidos, o que contribui para uma evolução permanente do projecto educativo", explica o presidente do agrupamento, António Pina Braz. A responsável do Agrupamento de Sobral de Monte Agraço, Margarida Silva, diz que "os benefícios da boa avaliação ainda não foram visíveis". A responsável defende a existência de um incentivo para as escolas que estão no caminho certo".

CM

2 comentários:

Anónimo disse...

Prezado responsável pelo blog,

Estou entrando em contato em decorrência do de nosso IX11 (International eXchange & eXperience 2011) – Top 100 Blogs de Intercâmbios – nossa competição anual de blogs. A cada ano realizamos essa competição para identificar os 100 blogs mais inspiradores a respeito intercâmbios (de high school a trabalho voluntário, passando por au pair, intercâmbio profissional, além de blogs gerais).

No ano de 2010, participaram da nossa competição mais de 170 blogs do mundo todo. A devoção dos blogueiros em dividir suas experiências, informar, auxiliar outros intercambistas resultou em blogs fantásticos, como verificamos no resultado de nossa competição:

http://en.bab.la/news/top-100-international-exchange-experience-blogs-2010

Em 2011, queremos atingir ainda mais blogueiros mundo afora. Para isso estamos elegendo os 100 melhores blogs individuais (ou em dupla) a respeito das experiências desses brasileiros no estrangeiro.

Por isso, gostaríamos de seu auxílio, através da publicação de um pequeno artigo a respeito dessa competição em sua página, a fim de que seus leitores pudessem participar da eleição, escolhendo seus blogs favoritos. A competição inicia dia 4 de Janeiro de 2011.

Enviarei-lhe mais informações dia 03 de janeiro (caso seja de seu interesse, evidentemente).
Gostaríamos realmente de muito de contar com sua ajuda. Caso sejam necessárias mais informações, não hesite em me contatar.

Com votos de Feliz Natal,

Cordialmente,
Bibiana Nilsson
bibiana@bab.la

Anónimo disse...

Como Encarregada de Educação de uma criança que frequenta uma das escolas do Agrupamento Joaquim Inácio da Cruz Sobral (Sobral de Monte Agraço) não posso deixar de ficar admirada com este "prémio". Acredito que só mesmo quem não conhece de perto as vivências do dia a dia o poderia atribuir.