Não há muito a dizer relativamente aos resultados dos exames do 9º Ano. Se a Língua Portuguesa a facilidade da prova proporcionou bons resultados já no que diz respeito à Matemática, a razia mantém-se e promete continuar. É altura de nos deixarmos de lirismos e reconhecer que por muitas e imaginativas medidas que se apliquem, as contas nunca sairão do vermelho. Sendo assim, só uma medida drástica poderá superar este descalabro: substituir esta disciplina pela Aritmética. Os alunos seriam apenas obrigados a dominar as operações básicas da aritmética, o que para a maioria chegava, tendo em conta aquilo que vão precisar ao longo da sua vida. E mesmo assim, estou em crer que os resultados não seriam famosos. Aliás basta colocarmo-nos à porta das universidades e perguntar a tabuada aos alunos para percebermos até que ponto chegou o nível de conhecimentos deste pessoal. Outra coisa não seria de esperar: anos e anos de facilitismo contribuíram decisivamente para o pântano em que se tornou o sistema de ensino em Portugal. Então a rapaziada sabe que até ao final do básico transita de ano ainda que acumule reprovações sucessivas a Matemática desde o 5ºano e querem que com tamanha benesse, eles se apliquem na disciplina? Obviamente que não! Para quê, se mesmo assim eles sabem que ganham a “lotaria”? Para ajudar à festa, o facto da Matemática ser uma disciplina que exige esforço e muito trabalho só vem complicar o problema, pois todos nós sabemos como a miudagem foge de tudo o que implique um bocadinho de suor.
Falando a sério: o ME e os “eduqueses” de pacotilha que se enxerguem e concluam definitivamente que não é com Planos, Aulas Interactivas e outros quejandos que resolvem o problema. Isto só lá vai com exigência e rigor. Por muitas congeminações que façam o caminho tem de ser esse e não há volta a dar-lhe. Aliás, se tiverem dúvidas, perguntem aos bons alunos como é que eles conseguem bons resultados e vão ver qual vai ser a resposta
Falando a sério: o ME e os “eduqueses” de pacotilha que se enxerguem e concluam definitivamente que não é com Planos, Aulas Interactivas e outros quejandos que resolvem o problema. Isto só lá vai com exigência e rigor. Por muitas congeminações que façam o caminho tem de ser esse e não há volta a dar-lhe. Aliás, se tiverem dúvidas, perguntem aos bons alunos como é que eles conseguem bons resultados e vão ver qual vai ser a resposta
3 comentários:
...E nem mais...
O facilitismo não ajuda aos alunos, nem ao País. Devemos reformular as bases metódicas do nosso ensino, como já ficou explicado.
Pois, tambem acho...
Eu sou aluno e tirei negativa neste exame mas concordo perfeitamente
Enviar um comentário