terça-feira, outubro 02, 2007

Escola triste, triste Escola...

"A inauguração oficial de mais um ano lectivo, distribuída por diversos estabelecimentos de ensino, foi um espaço de afirmação de um poder que mexe, que sabe aparecer, que manda, que controla, que até oferece computadores com uma prodigalidade nunca vista!... Tudo sucedeu em ar de festa… Para tentar alegrar (ludibriar?) a malta?... Apenas para inglês ver?...
Não assisti a nenhum desses actos. Discordo do seu formato tradicional, muito formal, com convidados importantes, bem trajados e frios. Daqueles que não passam cartão ao povo, sobretudo aos alunos que não lhes batem palmas nem lhe estendem a passadeira. Reprovo o repetido aproveitamento destas sessões. Têm um ar postiço, cheiram a falso. Será que mobilizam as comunidades escolares?... Não creio…
Neste início de ano lectivo, por razões diversas, fui visitar três escolas. Quando lá cheguei, já estavam a funcionar. Ou, melhor, já estavam atulhadas de gente. Em todas elas reinava a confusão. Seria a barafunda própria do recomeço?... Talvez. Vejamos: encontrei professores de cabeça baixa, em fila de espera, sentados nos sofás dos corredores de acesso aos Gabinetes dos Conselhos Executivos, resmungando contra a sobrecarga dos seus horários, barafustando contra a incerteza e a indefinição que caracterizam o momento actual da Escola Portuguesa; ouvi pais e encarregados de educação indecisos, desconfiados com o rumo da educação escolar ministrada aos seus educandos; falei com empregados ensonados, indiferentes ao momento, passivos, à espera de melhores dias; escutei alunos com a atenção voltada para a brincadeira, confortados com o convívio do recreio, enfadados com o recomeço das actividades lectivas.
As três escolas que eu visitei são o espelho da Escola Portuguesa. Uma grande Casa sombria, triste, desanimada, sem esperança, derrotada.
Aquele acumular de tristeza que invade as nossas escolas, que lhes arrefece o ambiente, incomodou-me. Fiquei impressionado, desolado. Como é que o ensino pode frutificar num terreno tão abandonado, tão melancólico, tão desapontado? Como é que os alunos e os professores podem desenvolver um trabalho alegre e produtivo num espaço inundado de revolta surda e de desapontamento? Como é que nós queremos que as nossas escolas sejam agentes positivos de mudança quando elas estão transformadas em ninhos de uma enorme e generalizada revolta e frustração?
Que tristeza!... Que desgosto ver a Escola mergulhada na mais profunda desolação e amargura!... Que dor!... Haverá inaugurações oficiais, com festas e com brindes, que sejam capazes de mudar o estado de alma das nossas escolas? Não cremos. As causas da tristeza são profundas, são estruturais, entroncam num sistema remendado que não entusiasma ninguém, em práticas continuadas de afronta e de descrédito dos profissionais do ensino, numa navegação à vista, na prevalência de critérios de natureza financeira sobre critérios de ordem pedagógica, numa nova categorização dos docentes que comporta as mais gritantes injustiças, etc.
Uma Escola triste, não pode entusiasmar ninguém, não pode animar e pintar de esperança o futuro das crianças e dos jovens que a frequentam. Ou seja, uma Escola triste não pode cumprir o seu papel, a sua função.
Uma Escola triste é uma fonte de amargura que se espalha por toda a sociedade. Já viram o que sente um jovem, na sua irrequietude e vontade de viver, ao encontrar na escola um ambiente acabrunhado e pesaroso? Não liga.
Uma Escola triste é uma triste Escola... Anda muito triste a Escola Portuguesa... Os jovens não gostam de ambientes deprimentes… Mudemos a Escola, rapidamente, para que os jovens, libertos deste desconsolo, possam mudar esta Sociedade murcha em que nos vamos consumindo".

José Fernando Rodrigues Alves Pinto
Mestre em Estudos Económicos e Sociais
O Primeiro de Janeiro

Sem comentários: