quarta-feira, setembro 09, 2009

Professores ganham abaixo da média da OCDE

"A fatia de leão nos gastos no ensino é sempre os salários, lembra a OCDE, uma verdade inquestionável sobretudo quando o investimento total fica abaixo da média da OCDE. O relatório Education at a Glance 2009 revela que Portugal gasta 85% do orçamento da Educação para o ensino básico em salários de docentes, quando a média da OCDE é de 64%.
Em 2007, o salário médio dos professores portugueses do ensino básico foi menos de metade do rendimento dos docentes do Luxemburgo, mas superou os vencimentos dos professores franceses e italianos.
No ensino básico, os professores portugueses com 15 anos de experiência ganham, segundo a OCDE, 34.876 dólares anuais. Um valor bem abaixo da média da OCDE, de 41.993 dólares. Na vizinha Espanha, os professores no mesmo nível ganham 44.774 dólares, mas o valor mais elevado está no Luxemburgo e é de 89.864 dólares.
O relatório da OCDE mostra ainda que em Portugal os professores no topo da carreira ganham três vezes mais do que os docentes que começam o seu percurso profissional".

Diário Económico

2 comentários:

Anónimo disse...

O Luxemburgo tem uma qualidade de vida muito acima da nossa e está fora desta conjuntura de recessão económica mundial! Vocês nunca ouviram falar da comparação dos ordenados dos empregados das empresas de Portugal com os do luxemburgo, meus caros!!
Quem são vocês? Vocês são uns previlegiados, têm uma carga horária semanal muito abaixo de um trabalhador licenciado de uma empresa. Estes trabalhadores licenciados ganham, na grande maioria das vezes igual ou menos que vocês. E férias? Nem vê-las. E vocês já terminaram as vossas férias? Por lei só têm aqueles dias estipulados, mas na realidade têm muito mais do que isso!
E aqueles professores que fazem de conta que dão aulas??
Se um trabalhador de uma empresa não prova aquilo que sabe, é por e simplesmente despedido.
E com os professores?
A culpa é sempre:
- dos alunos
- dos pais dos alunos
- da ministra
- das condições da escola
- do cão, do gato, do piriquito

nunca é do professor.

Anónimo disse...

Quando vocês dizem que "os professores estão a ser perseguidos", eu diria que vocês é que devem estar a perseguir as outras classes trabalhadoras em Portugal.
Querem possuir previlégios que mais ninguém tem, só os políticos!

Ah! Tinha-me esquecido: vocês têm família!!!!!
Então e o resto da sociedade não tem, só vocês!?
Querem ter tempo para estar com ela?!
Mais ninguém quer, só vocês!?