sábado, janeiro 09, 2010

Opinião sobre o acordo

"Para que serve uma avaliação dos docentes? Em teoria, serve para distinguir a excelência, permitindo que os melhores, e só estes, cheguem ao topo.
Esta ideia simples, que qualquer ser racional entende, não se aplica às nossas escolas. E o acordo entre o Ministério da Educação e os sindicatos, que Isabel Alçada considerou uma vitória para o ensino (sem se rir), ilustra o ponto: segundo parece, todos os professores chegarão ao topo porque todos os professores (99,5% deles, admite a ministra) são ‘excelentes’, ‘muito bons’ ou ‘bons’. De fora, ficam os ‘regulares’ e os ‘insuficientes’ (uns míseros 0,5%) que o dirigente da Fenprof, Mário Nogueira, não deverá esquecer quando se mudar definitivamente para a 5 de Outubro.
Já faltou mais. E não admira que, perante este enxovalho para o governo, o melhor momento do dia tenha pertencido ao próprio dr. Nogueira, que decidiu reunir o seu secretariado numa das salas do Ministério. Bizarro? Não. Normal. A vitória dos sindicatos foi a prova de que o verdadeiro ministro da Educação não anda de saias e até usa bigode".

João Pereira Coutinho
CM

Sem comentários: