domingo, abril 15, 2012

Decoração de interiores

"Chamada a explicar no Parlamento as trapalhadas da Parque Escolar, Maria de Lurdes Rodrigues resumiu-as numa frase: "A Parque Escolar foi uma grande festa para o País." Lembro-me como se fosse hoje. Os professores celebravam. As crianças riam ensandecidas. Populares davam vivas aos justos e magnânimos senhores que mandavam neles. As janelas abriram-se para mostrar colchas e rendas vistosas. Agrupamentos de escolas e EB 2/3 abraçavam-se e entoavam cânticos de louvor ao eng. Sócrates. Eu próprio saí à rua a fim de lançar meia dúzia de foguetes e juntar-me à alegria que tomara conta de Portugal inteiro. Fico assim sempre que um desígnio público entra em velocidade de cruzeiro e, mediante prebendas e desleixo, desata a espatifar o dinheiro dos meus impostos e enviar 180 milhões para destino desconhecido.
Mesmo os destinos conhecidos suscitam curiosidade. Veja-se, por exemplo, as verbas que, a troco de uns candeeiros, desaguaram no arquitecto Siza Vieira. Segundo a deputada socialista Isabel Canavilhas, os candeeiros de autor justificam-se porque Siza Vieira é "um grande artista" e o ambiente nas escolas não pode ser "nivelado por baixo", conforme, no entender da dra. Canavilhas, pretendem os actuais partidos do Governo. Esta linha de pensamento obrigaria a decorar as salas de aula com originais de Degas e Vermeer, artistas ligeiramente maiores do que Siza Vieira e sem dúvida dignos da apreciação dos nossos corpos docente e discente.
Em qualquer dos casos, é interessante notar que a repulsa pela nivelação por baixo apenas se aplica à decoração dos estabelecimentos de ensino. O ensino propriamente dito pode rastejar à vontade que o PS não se importa. O PS convive bem com os currículos anedóticos, a erosão dos padrões de exigência, a indisciplina e a pura violência frequentes nos liceus. O PS até convive bem com o baixíssimo nível dos senhores que coloca a tutelar o sector. A única coisa que o PS não tolera é uma escola feia, e quem sugerir ser absurdo gastar fortunas (e desviar fortunas) para embelezar uma inutilidade (e animar clientelas) escandaliza os socialistas da Parque Escolar e os comunistas que acusam PSD e CDS de aproveitar a Parque Escolar para denegrir o "investimento" estatal.
Aliás, o bom senso aconselharia a aceitar os candeeiros de Siza Vieira e o resto e, em troca, a dispensar as audições parlamentares, que invariavelmente servem para nada excepto para publicitar a impunidade com que se arrasa o dinheiro dos contribuintes. Se praticada em recato, a pândega custaria o mesmo ao bolso, mas muitíssimo menos à alma".

Alberto Gonçalves
DN

Sem comentários: