terça-feira, março 26, 2013

Novas mexidas na carga horária

"O Ministério da Educação e Ciência (MEC) vai voltar a mexer nos currículos dos ensinos Básico e Secundário, alterando a carga horária de algumas disciplinas já no próximo ano letivo. A informação foi transmitida às delegações dos sindicatos de professores nas reuniões realizadas a semana passada e confirmada, ontem, ao Correio da Manhã pelo MEC.
De acordo com a tutela, está prevista "a continuidade da política do MEC nesta matéria", com a introdução "de pequenas mudanças para ajustar o sistema", tendo isso mesmo sido transmitido aos sindicatos. O MEC sublinha que esta revisão não terá a dimensão da que foi efetuada no ano passado. O CM questionou ainda a tutela sobre quais as disciplinas que sofrerão alterações ou se haverá algumas que serão extintas, mas não obteve resposta.
Os sindicatos temem, contudo, que novas reduções na carga horária façam aumentar o número de professores contratados no desemprego e de docentes do quadro com horário-zero (sem turmas para dar aulas), numa altura em que paira sobre os efetivos a ameaça de passagem à mobilidade especial.
"Penso que se estão a preparar algumas mexidas que vão atirar para a rua mais docentes contratados e criar mais horários-zero", disse ao CM Mário Nogueira, da Fenprof. Segundo o dirigente, foi o próprio ministro quem confirmou na reunião que "vão continuar a fazer ajustamentos curriculares". João Dias da Silva, da Federação Nacional de Educação (FNE), também se mostra preocupado. "A revisão de 2012 prejudicou a educação, não pode haver mais cortes. Os professores não podem viver na incerteza de ir para a mobilidade especial".
Albino Almeida, da Confederação Nacional de Associações de Pais, reagiu com dureza: "Nuno Crato tem de se explicar ou ficará para a história como o ‘manga-de-alpaca' que mexeu na Educação a pedido das Finanças".
 
CM

Sem comentários: