Extracto de uma entrevista de Marçal Grilo, há sete anos atrás, após deixar a pasta da Educação.
“Nunca sentiu falta dessa formação em Ciências da Educação?
Não. Nunca me fez falta. Acho que as Ciências da Educação têm um contributo muito importante para o futuro da educação, mas têm uma linguagem e uma forma de abordar os problemas… Não me fez falta, e não sei se faz falta a alguém, em termos de política educativa. Eu não tenho nada contra as pessoas das Ciências da Educação.
Num gabinete de Ministro, ou de Secretário de Estado, faz mais falta um jurista do que alguém especialista em Ciências da Educação?
Um jurista é absolutamente indispensável.
Era uma coisa que faltava no gabinete da sua Secretária de Estado, mas havia muita gente de Ciências da Educação.
Eu nunca tive ninguém. As Ciências da Educação são uma área… Conheço uns textos, mas a linguagem… Há uma coisa em alguma da sua mensagem que me faz um bocadinho de impressão. Talvez seja heresia o que estou a dizer: à educação e formação das pessoas está ligado trabalho intenso, esforço, algum sacrifício. O estudar ou formarmo-nos não é sempre uma coisa agradável, muito colorida. O rigor, a disciplina, o trabalho, fazem parte do processo educativo e quanto mais cedo se aprender isto melhor. Acho que, aqui, as Ciências da Educação simplificam um bocadinho.
No sentido da permissividade?
Não, mas no sentido em que há uma super-vontade de aceitar tudo e de tudo desculpar, e de tudo entender, e de tudo compreender, e de tudo justificar.(…)
Há, muitas vezes, a sensação de que as pessoas que giram em torno da educação são quase sempre as mesmas?
Não é só isso. Eles, no mundo da educação, conhecem-se todos uns aos outros. E têm ódios internos, os seus amores e as suas desavenças. Isso está permanentemente a vir ao de cima. Por exemplo, com aqueles que não gostam das Ciências da Educação (sou insuspeito nessa matéria, porque sou engenheiro mecânico… por isso estou completamente fora dessas questiúnculas), isso é perfeitamente notório.
Por isso não fala eduquês?
Pois. Nunca falei. Mas, dentro do mundo das pessoas que falam sobe educação, que fizeram teses sobre educação, há escolas entre eles, conhece-se dos júris, das teses, das faculdades, dos estudos que fizeram no estrangeiro, etc. Escrevem coisas que, muitas vezes, são reflexo das posições que têm à partida e não propriamente em relação ao tema específico. Este é mais um pretexto para voltar a afirmar determinada posição contra o senhor tal ou a senhora tal.
Reconhece-lhes algum valor, porque chamou alguns deles para fazerem estudos…
Com certeza. São doutorados, são pessoas qualificadas, com grandes qualidades, mas, na expressão das suas posições públicas, normalmente escrevem por razões que não têm a ver com o tema em si, mas com o que está por detrás disso.
Pensa, então, que há um grupo de pessoas que acha que percebe muito sobre educação e, afinal, percebe pouco?
Eu acho que devem perceber. O cidadão normal tem obrigação de saber coisas sobre educação, todos nós passamos pela escola".
“Nunca sentiu falta dessa formação em Ciências da Educação?
Não. Nunca me fez falta. Acho que as Ciências da Educação têm um contributo muito importante para o futuro da educação, mas têm uma linguagem e uma forma de abordar os problemas… Não me fez falta, e não sei se faz falta a alguém, em termos de política educativa. Eu não tenho nada contra as pessoas das Ciências da Educação.
Num gabinete de Ministro, ou de Secretário de Estado, faz mais falta um jurista do que alguém especialista em Ciências da Educação?
Um jurista é absolutamente indispensável.
Era uma coisa que faltava no gabinete da sua Secretária de Estado, mas havia muita gente de Ciências da Educação.
Eu nunca tive ninguém. As Ciências da Educação são uma área… Conheço uns textos, mas a linguagem… Há uma coisa em alguma da sua mensagem que me faz um bocadinho de impressão. Talvez seja heresia o que estou a dizer: à educação e formação das pessoas está ligado trabalho intenso, esforço, algum sacrifício. O estudar ou formarmo-nos não é sempre uma coisa agradável, muito colorida. O rigor, a disciplina, o trabalho, fazem parte do processo educativo e quanto mais cedo se aprender isto melhor. Acho que, aqui, as Ciências da Educação simplificam um bocadinho.
No sentido da permissividade?
Não, mas no sentido em que há uma super-vontade de aceitar tudo e de tudo desculpar, e de tudo entender, e de tudo compreender, e de tudo justificar.(…)
Há, muitas vezes, a sensação de que as pessoas que giram em torno da educação são quase sempre as mesmas?
Não é só isso. Eles, no mundo da educação, conhecem-se todos uns aos outros. E têm ódios internos, os seus amores e as suas desavenças. Isso está permanentemente a vir ao de cima. Por exemplo, com aqueles que não gostam das Ciências da Educação (sou insuspeito nessa matéria, porque sou engenheiro mecânico… por isso estou completamente fora dessas questiúnculas), isso é perfeitamente notório.
Por isso não fala eduquês?
Pois. Nunca falei. Mas, dentro do mundo das pessoas que falam sobe educação, que fizeram teses sobre educação, há escolas entre eles, conhece-se dos júris, das teses, das faculdades, dos estudos que fizeram no estrangeiro, etc. Escrevem coisas que, muitas vezes, são reflexo das posições que têm à partida e não propriamente em relação ao tema específico. Este é mais um pretexto para voltar a afirmar determinada posição contra o senhor tal ou a senhora tal.
Reconhece-lhes algum valor, porque chamou alguns deles para fazerem estudos…
Com certeza. São doutorados, são pessoas qualificadas, com grandes qualidades, mas, na expressão das suas posições públicas, normalmente escrevem por razões que não têm a ver com o tema em si, mas com o que está por detrás disso.
Pensa, então, que há um grupo de pessoas que acha que percebe muito sobre educação e, afinal, percebe pouco?
Eu acho que devem perceber. O cidadão normal tem obrigação de saber coisas sobre educação, todos nós passamos pela escola".
1 comentário:
LOL! Bem apanhado! Há realidades que transcendem as caricaturas...
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