sábado, junho 28, 2008

Exames fáceis?

"Os professores e os pais convergem na opinião de que há um esvaziamento dos exames nacionais. Quanto aos alunos, basta ver o que dizem na TV à saída das provas. Eu fui ver alguns exames deste ano e parece-me que alguém anda a brincar com o esforço de professores e alunos. Teme-se o pior: pelo caminho que as coisas levam, qualquer dia o exame de Portumática do 9º ano - uma só prova para ser mais fácil - será escrever a palavra "batata", dizer se é nome ou substantivo (a ver se sabe as TLEBS), contar o número total de letras dessa palavra e, finalmente, traçar uma circunferência à volta do resultado. Claro que vai ter a cotação toda um aluno que conte três, pois contou correctamente sílabas em vez de letras, e que desenhe um quadrado em vez de uma circunferência, pois também é uma figura geométrica. Seria cómico se não fosse trágico"
http://dererummundi.blogspot.com/

2 comentários:

Anónimo disse...

O trágico é o aluno não saber distinguir entre letras e sílabas e entre quadrados e circunferências...
De quem será a culpa? O problema é que os professores limitam-se a dar as matérias, quase, repetidamente ano após ano e não os ensinam a interpretar...

Anónimo disse...

... vocês estão preocupados com a cotação, a mim preocupa-me que o aluno não saiba responder, correctamente, a perguntas tão simples...