sexta-feira, junho 27, 2008

Megabytes

"Os senhores do Ministério da Educação andam muito satisfeitos com os resultados dos exames a Português e a Matemática. Os senhores que sabem português e matemática discordam. Segundo consta, os exames foram tão simples que podiam ter sido feitos com igual aproveitamento por chimpazés, embora chimpazés relativamente dotados. As críticas imediatas ao ministério prendem-se com a facilidade dos testes. As críticas a prazo sugerem que, a fim de favorecer as estatísticas do sucesso escolar, se estão a criar as bases do insucesso profissional, ao envolver-se as crianças num enganador mundo de faz-de-conta que, no futuro, não as levará a lado nenhum.
Julgo que o pessimismo é excessivo. Nos tempos que correm, é perfeitamente possível, até provável, conciliar a crença na irrealidade com o êxito. Conheço criaturas que sobem na carreira enquanto habitam uma dimensão paralela. Mesmo que numerosos estudos alertem para os malefícios dos computadores no ensino, criaturas dessas especializam-se na distribuição de "portáteis" a petizes. Mesmo que o País seja saqueado por camionistas, apostam no aumento da banda larga. Mesmo que a economia chafurde na lama, continuam a contemplar megabytes.
Há pessoas assim, alheadas do mundo real. Algumas vão longe na vida. Uma, por exemplo, foi a primeiro-ministro. Pelo menos nominalmente".

Alberto Gonçalves
Sábado

1 comentário:

Anónimo disse...

Serão as nossas crianças mais burras que os chimpazés? Estas são preparadas pelos professores para realizarem as provas, que mesmo sendo fáceis, não conseguem tirar boas notas e ainda precisam da ajuda de terceiros para que os professores lhes subam a nota. Ao invés disso os chimpazés passam o dia todo na selva num invejável relax...
O que é que farão os nossos filhos dentro da sala de aula, que nem o básico ou o fácil, conseguem fazer?
Pais, eduquem os vossos filhos para respeitarem os professores e para trabalharem dentro da sala de aula. Professores, ao invés de estarem com tanto rancor e de compreenderem que não estamos no tempo das vacas gordos, ensinem os vossos alunos, para ao menos eles conseguirem realizar as provas fáceis com êxito, sem precisarem da ajuda de terceiros...

encarregado de educação preocupado