domingo, junho 08, 2008

Sindicalizados à força

Os sindicatos estão preocupados com o facto de os trabalhadores não sindicalizados beneficiarem do mesmo modo que os seus sócios dos direitos conquistados no âmbito da contratação colectiva. Acham ignóbil que quem não contribua minimamente para esses acordos venha a usufruir das convenções negociadas por eles. Vai daí sugerem que estes trabalhadores devem pagar uma taxa pelos tais direitos conquistados. Para que não se pense que isto é uma invenção vinda das suas iluminadas cabeças, apontam-nos o exemplo da Espanha onde isto já é aplicado. Como o que está em causa é a sobrevivência financeira dos sindicatos é natural que UGT e CGTP se ponham de acordo nesta matéria. Até a CIP bate palmas e mostra-se receptiva à ideia, provavelmente já a pensar nos dividendos que uma medida destas poderia trazer às associações patronais.
Resumindo e concluindo: esta gentalha quer que se caminhe à força para a sindicalização de todos os trabalhadores o que a concretizar-se será mais uma machadada nos seus direitos. Segundo eles deve aplicar-se a máxima: Queres direitos? Paga e cala-te! É assim o socialismo dos tempos modernos.




1 comentário:

Alice N. disse...

Simplesmente ignóbil! Agora é que perdi de vez o respeito pelos sindicatos, pois, estes, em vez de repensarem a sua estratégia, de modo a conquistarem mais associados, preferem resolver o problema do seu financiamento obrigando as pessoas a pagar, de uma maneira ou de outra. Estou absolutamente enojada com essa atitude. Cada vez estou mais convencida que fiz bem em desvincular-me do meu sindicato, como o fiz recentemente.