"A ideia de acabar com os chumbos não é da ministra Isabel Alçada, é de algum eduquês desconhecido que anda pelo Ministério pelo menos desde o tempo de Roberto Carneiro.
E que há-de ser um grande vendedor de ideias pois a generalidade dos ministros aparece com a original ideia de acabar com os chumbos menos de um ano depois de ter tomado posse.
Só os argumentos vão variando. Desta vez é fazer como "na Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca" onde, "em vez de chumbar, os alunos com mais dificuldade têm apoio extra".
É certo que, na Noruega (12 alunos por professor no Básico e 8,2 no Secundário, contra 28 a 30 em Portugal), 40% das escolas básicas "são tão pequenas que crianças de diferentes idades têm aulas juntas" e que, na Suécia, cerca de 60% das escolas do 1.º Ciclo funcionam com menos de 50 alunos.
Por cá, a ministra que quer apoio personalizado para os"alunos com dificuldades" é a mesma que fecha as pequenas escolas de proximidade e manda as crianças de camioneta para mega-escolas anónimas e indiferenciadas nos grandes centros. Mas por algum sítio temos de começar para sermos suecos, não é?"
E que há-de ser um grande vendedor de ideias pois a generalidade dos ministros aparece com a original ideia de acabar com os chumbos menos de um ano depois de ter tomado posse.
Só os argumentos vão variando. Desta vez é fazer como "na Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca" onde, "em vez de chumbar, os alunos com mais dificuldade têm apoio extra".
É certo que, na Noruega (12 alunos por professor no Básico e 8,2 no Secundário, contra 28 a 30 em Portugal), 40% das escolas básicas "são tão pequenas que crianças de diferentes idades têm aulas juntas" e que, na Suécia, cerca de 60% das escolas do 1.º Ciclo funcionam com menos de 50 alunos.
Por cá, a ministra que quer apoio personalizado para os"alunos com dificuldades" é a mesma que fecha as pequenas escolas de proximidade e manda as crianças de camioneta para mega-escolas anónimas e indiferenciadas nos grandes centros. Mas por algum sítio temos de começar para sermos suecos, não é?"
Manuel António Pina
JN
1 comentário:
Coitadas das crianças das aldeias!Vão para as cidades, ainda que pequenas, completamente desenraizados, acompanhando claro está, com os que na cidade fazem vida de rua e cada vez mais se fecham jardins de infância e escolas!!Onde vamos chegar??O que é isto? Há localidades em que os pais não têm carros e as crianças e adolescentes passam um dia inteiro fora da sua família!Os transportes públicos, destinados aos alunos são escassos: só de manhã e à noite. Pobre Alentejo!! Sem postos médicos...sem escolas e Jardins de infância quem vai restar? Mais uma vez os velhos! Será isto a desertificação já tão anunciada...pois!Há pois!!Qual o incentivo para os novos alugarem ou comprarem uma casinha numa aldeia? Nenhum...Toca tudo pra cidade!!! na aldeia ainda se pode cultivar os coentros e os tomates...Mas e quem vai sustentar os hipermercados, aos 3 e quatros nas pequenas cidades de interior? Os coentros são caros!As casas nem se fala...mas este é o País que vamos tendo!
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