terça-feira, setembro 06, 2011

Ministério da Educação não cede nos aspectos essenciais

O ministério da Educação vai manter as quotas de classificação e define que serão os directores de escola a avaliar os professores dos escalões mais altos na última proposta de avaliação de desempenho docente divulgada esta terça-feira.

Para ter a classificação «excelente», os professores terão que ter aulas observadas, não ter menos de nove (em dez) na escala de valores e estar num percentil «igual ou superior a 95», patamar aplicado «por universo de docentes a estabelecer por despacho conjunto dos membros do Governo responsáveis pela Admiistração Pública e da Educação».

Ao «muito bom» e «excelente» só chegarão os professores que tenham dado 95 por cento das aulas que lhe foram distribuídas no ciclo de avaliação em causa.

Para a nota da avaliação final conta 60 por cento da classificação na vertente «científica e pedagógica», 20 por cento da «participação na escola e relação com a comunidade» e outros 20 por cento na «formação contínua e desenvolvimento profissional».

Serão os directores a avaliar os professores nos escalões de topo da carreira (9.º e 10.º) e os de oitavo escalão que tenham tido «satisfaz» nas avaliações pré-2007 e pelo menos «bom» nas posteriores.

Sem comentários: