sexta-feira, setembro 02, 2011

Governo extingue as direcções regionais de educação

"O Ministério da Educação anunciou a extinção das direcções regionais de Educação (DRE) e a sua substituição por "estruturas simplificadas", tomando esta sexta-feira posse novos dirigentes interinos até final de 2012.
Segundo um comunicado do Ministério da Educação e Ciência, a medida insere-se no "processo de reestruturação e simplificação administrativa" deste ministério, do qual consta a extinção das Direcções Regionais de Educação (DRE) e a sua "substituição por estruturas simplificadas".
"Esta medida tem como principais objectivos facilitar a comunicação directa entre as escolas e o Ministério da Educação e Ciência, aumentar progressivamente a autonomia das escolas e reduzir os custos da administração pública, diminuindo o número de direcções superiores", lê-se no comunicado.
O Ministério liderado por Nuno Crato acredita que esta medida resultará igualmente no "regresso de muitos professores às escolas". Os novos responsáveis interinos, que hoje tomam posse, irão "garantir o normal funcionamento destas estruturas até que o processo esteja finalizado".
"Os novos dirigentes interinos entram em funções na sequência do pedido de exoneração dos antigos directores, comunicado à tutela na primeira reunião entre estes e o Ministério da Educação e Ciência, e de acordo com o processo de renovação previsto na lei", prossegue o documento".
CM

Sem comentários: