quinta-feira, abril 12, 2012

Número de alunos por turma vai aumentar no próximo ano letivo

A partir do próximo lectivo, as turmas do ensino básico e secundário vão ser maiores.
Um despacho do Ministério da Educação e Ciência (MEC), que será publicado nesta sexta-feira em Diário da República, determina que, do 5.º ao 12.º ano, o número máximo de alunos de turma passará a ser de 30 em vez dos 28 actuais. Por outro lado, para a constituição de turmas será necessário um número mínimo de 26 alunos. Até agora eram 24.
Em Agosto passado, o MEC já tinha aumentado de 24 para 26 o número máximo de alunos por turma no 1.º ciclo, tendo então justificado com uma “procura excepcional de matrículas” neste nível de escolaridade. Este novo limite mantém-se.
Conforme já anunciado pelo ministro da Educação, Nuno Crato, o despacho confirma a possibilidade de, no ensino básico, os pais poderem escolher a escola dos seus filhos independentemente de qual seja o seu local de residência, mas as vagas existentes nas escolas continuarão a ser distribuídas como até agora, tendo prioridade os alunos com necessidades educativas especiais, os que têm irmãos matriculados no agrupamento e aqueles cujos pais residam ou trabalhem na área de influência da escola.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hoje tenho pouco mais de 40 anos e aos 15 anos, numa turma do 9º ano e na sequência de uma transferência de escola (Porto)cheguei a ser o nº 49, numa turma enoooorme com cinquenta e tal alunos. Claro que turmas assim, tão grandes, não são benéficas para ninguém, mas como vê isso não é de agora