segunda-feira, setembro 10, 2007

Propaganda enganosa

O primeiro-ministro, José Sócrates, considera que o sistema de ensino do país está a “ganhar eficiência” e que, actualmente, “há menos professores e mais alunos, assim como menos desperdício de dinheiro.

Ainda na semana passada a “nossa” Maria de Lurdes justificava o desemprego de 45.000 professores por haverem menos alunos e agora vem o engenheiro congratular-se com o facto de haver mais alunos no sistema de ensino. Mas afinal em que é que ficamos? Qual dos dois está a mentir?

Relativamente ao aumento do sucesso escolar ser resultado da política educativa do governo, aí estamos de acordo. Na verdade, ao diminuir-se o nível de exigência é evidente que o sucesso aumenta. Claro está que os alunos não sabem mais, não estão melhor preparados, mas isso não parece preocupar a tutela. O que importa é reduzir o insucesso. A qualquer preço.

2 comentários:

Miguel Pinto disse...

Incongruências, Karadas. A gargalhada é o melhor antídoto para lidar com isto, digo eu!

Anónimo disse...

A política educativa deste executivo é, simplesmente, bombástica!
Aguardemos pelas consequências da mobilidade dos recursos humanos na UE. Veremos quem vai ocupar os lugares que exigem maior qualificação... Aos Tugas, esses atrasados, só lhes restará fazer o que os outros não querem fazer: "emigre cá dentro"!