terça-feira, maio 29, 2007

Erros de ortografia não contam para avaliação

O Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) do Ministério da Educação deu ordens para que nas primeiras partes das provas de aferição de Língua Portuguesa do 4.º e 6.º anos, os erros de construção gráfica, grafia ou de uso de convenções gráficas não fossem considerados.
Ficamos assim a saber que a tutela não considera importante que as nossas criancinhas saibam escrever português de forma correcta. Será que isto promove a aprendizagem da nossa língua? Seguramente que não. Eu que sou do tempo em que um erro ortográfico dava direito a uma reguada, estranho tamanho desleixo. Perante a evidência de os portugueses revelarem grandes dificuldades no domínio da língua materna tenho dificuldade em admitir uma decisão desta natureza, embora entenda a sua aplicação. O objectivo é simples e claro: permitir que as classificações subam. Mais uma vez, a obsessão pelas estatísticas a sobrepor-se a tudo o resto.

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito triste sem dúvida. Trabalho num escritório, onde todos os dias lido com mensagens escritas. é de facto muito pouco o conhecimento, o cuidado e o respeito com que se trata a Língua Portuguesa. Mas neste caso ainda dou um "desconto", muitas destas pessoas não têm estudos... mas pavoroso é chegar à universidade e verificar que não só os colegas não sabem a diferença entre "ão" e "am", como mais grave, os próprios professores dão erros crassos (muitas vezes a copiar dos livros). A miséria ...

Anónimo disse...

Companheiro, este é um movimento novo! Há poucas horas está a ser posto um movimento em marcha que visa paralisar a blogosfera.
Existe uma certa blogosfera que quer, também ela, participar na GREVE GERAL, só que não sabe como.
É simples, basta colocar esta imagem no teu blog [comunicação via comentários = colocar imagem às 0 horas]:

http://img409.imageshack.us/img409/9072/grevegeralvz7.jpg

Porque tu tens um amigo que tem um blog, porque alguém do teu livro de endereços tem outro amigo que tem um blog, é importante que contribuas para o movimento "assim não!".

Antes de reenviares a todos os constantes do teu livro de endereços, apaga por favor o remetente (from): estamos num estado de pré-ditadura.

Adere se achares bem! Abraço,
M.

Anónimo disse...

E MEUS AMIGOS. HOJE NINGUÉM TEM O MINÍMO CUIDADO COM NOSSA LINGUA. VEJO PROFESSORES "TENTANDO" ENSINAR E ENSINAM DE FORMA ERRÔNEA. MEUS FILHO ESCREVEU A SEGUINTE PALAVRA "TARTARUGA" E A SUA PROFESSORA "CORRIGIU" PARA 'TARTARRUGA'.