quarta-feira, maio 02, 2007

O Programa Novas Oportunidades

Segundo dados hoje apresentados pelos ministros do Trabalho e da Segurança Social e da Educação, o Programa Novas Oportunidades tem tido uma assinalável procura. 250.774 aderiram a este Programa, sendo que 176.176 para concluir a sua formação ao nível do ensino básico e 74.598 para terminar a sua formação ao nível do ensino secundário.

Sobre este tema convém ler este testemunho:

“A minha mãe de 48 anos obteve desta forma a equivalência ao 9º ano: inscreveu-se num Centro de validação; elaborou um portfólio sobre o seu percurso de vida (com fotografias minhas e dos meus irmãos incluídas!); teve 5 aulas com um professor de português; escreveu um pequeno texto de 2 folhas A4 sobre cidadania a partir da leitura de uns textos disponibilizados; aprendeu a enviar e receber mails, e resolveu em casa uma ficha de exercícios de matemática e aritmética (que foi resolvida pelos filhos). Resultado? Em 4 meses passou do 5º ano ao 9º, com certificado e tudo. Aprendeu algo novo? Tornou-se mais competente? Tem mais sabedoria? Tem conhecimentos, ainda que parcos, das matérias ao nível do 9º ano? Nenhumas! Mas na estatística já consta! Novas Oportunidades? Sim, para os donos do Centro de validação! O povo continua inculto como sempre....Santa ilusão!”

Como este exemplo haverá milhares. Eu próprio conheço alguns casos. Uma coisa é certa: com todo este facilitismo, dentro de pouco anos seremos imbatíveis nas estatísticas internacionais em matéria de sucesso escolar. Mesmo que isso não signifique um acréscimo de qualidade na qualificação das pessoas. Mas desde quando está José Sócrates preocupado com tão mísero pormenor?!

4 comentários:

Miguel Pinto disse...

Eis um exemplo de rigor e de exigência!

Anónimo disse...

Muito bem... Há que dar a conhecer a realidade sobre este programa de puro facilitismo educativo...

Anónimo disse...

Infelizmente este constitui um exemplo de uma má prática institucional neste âmbito. Mas felizmente, existem centros e centros... e muitos têm dado provas de que este projecto está repleto de potencialidades quando bem operacionalizado.

Anónimo disse...

Então depois de saberem como o nosso Primeiro-Ministro concluiu a licenciatura vocês ainda estranham que ele queria partilhar a mesma filosofia de vida com os outros??