Maria de Lurdes afirma que o balanço do funcionamento do Plano de Acção para a Matemática é “muito positivo” ainda que, segundo ela, os exames deste ano sejam o momento ideal para dissipar dúvidas quanto à sua eficácia.
Não sei porquê tenho um leve pressentimento que os resultados vão ser melhores do que foram no ano transacto. Não porque os alunos tenham adquirido mais competências matemáticas mas antes porque o grau de dificuldade dos exames vai ser bem menos exigente. De qualquer forma, precavendo-se, a ministra já vai dizendo que caso os resultados não sofram uma evolução positiva a culpa deverá ser atribuída às escolas e aos professores. Ficamos assim a saber que bastam apenas meia dúzia de meses de implementação do dito Plano para que a “socióloga” consiga ver os rostos do eventual fracasso. Fantástico!
Não sei porquê tenho um leve pressentimento que os resultados vão ser melhores do que foram no ano transacto. Não porque os alunos tenham adquirido mais competências matemáticas mas antes porque o grau de dificuldade dos exames vai ser bem menos exigente. De qualquer forma, precavendo-se, a ministra já vai dizendo que caso os resultados não sofram uma evolução positiva a culpa deverá ser atribuída às escolas e aos professores. Ficamos assim a saber que bastam apenas meia dúzia de meses de implementação do dito Plano para que a “socióloga” consiga ver os rostos do eventual fracasso. Fantástico!
2 comentários:
Foi vergonhoso esse aviso da ministra às escolas e professores: "o país não associará apenas o desempenho dos alunos, mas também das escolas e dos professores, para o melhor e para o pior".
Mas eu também tenho essa suspeita de que os resultados este ano vão ser melhores, ou seja, que os exames vão ser propícios a isso, mas talvez seja a minha mente que já anda a ficar maldosa ;)
O meu medo é que estas alterações no modo de leccionar a matemática (com horas pré-definidas e marcadas no livro de ponto), nos conduzam a situações idênticas ao que acontecia há umas dezenas largas de anos: o professor passava o ano lectivo a preparar os alunos para o exame, "esquecendo-se" da importância de trabalhar outras formas de arte. Como ficará a música, a pintura, a escultura, o teatro? Nas actividades de enriquecimento?!? Só a rir!
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