quinta-feira, abril 02, 2009

A revista "Sábado" sempre na vanguarda contra a escola pública

"Cada vez mais, as escolas têm apenas um objectivo - e não é ensinar as crianças a ler, escrever e contar. O que a escola quer, desesperadamente, é que os alunos lá vão e lá fiquem, no sossego possível, até que passe o tempo suficiente para poderem ser mandadas em paz à sua vida.
Mais importante do que um aluno que dá respostas certas é outro que se "porta bem", ou seja, que não envia colegas para o hospital todas as semanas, que não fura os pneus dos carros dos professores e que não destrói oginásio. Tanto que segundo os jornais desta semana, há cada vez mais alunos que passam de nota positiva para positiva só pelos seus instintos pacifistas. A tutela das escolas devia ser transferida, definitivamente, para o Ministério da Administração Interna".

Editorial
Sábado

3 comentários:

Anónimo disse...

Hum...
Estou a ver que os tentáculos já chegaram á Revista Sábado...

Anónimo disse...

as regras do bom comportamento, deveriam ser "dados" adquiridos em casa. Onde já se viu dar nota positiva só porque o miúdo se porta bem, se não percebe nada da matéria?
Mas eu penso que chegamos a este ponto da situação, por causa da conduta de muitos pais em relação à educação dos filhos! Ah, pois é!

não sou professora, sou só encarregada de educação

Anónimo disse...

Penso que nos dias de hoje, nas nossas escolas se confundem três conceitos fundamentais, mas muito diferentes (educar, ensinar e instruir). A educação de base vem de casa. A escola serve apenas como um complemento. As famílias cada vez mais depositam a responsabilidade de educar nos professores. Cabe ao governo reestruturar o nosso sistema de ensino e definir papéis.