"O Conselho de Ministros aprovou um projecto de decreto-lei que introduz o exame final nacional optativo de Filosofia, elimina a disciplina de Área de Projecto e cria a de Formação Cívica dos cursos científico-humanísticos.
O Governo explica que um dos objectivos da reorganização curricular do ensino secundário é diminuir a carga lectiva semanal dos alunos no último ano, para que estes se preparem para os exames nacionais.
O projecto vai contra as recomendações do Conselho Nacional de Educação que defendia a manutenção da Área de Projecto no 12º ano.
O diploma aprovou a disciplina de Formação Cívica para o 10º ano, como forma de reforçar a formação nas áreas da educação para a cidadania, para a saúde e para a sexualidade. O parecer do Conselho Nacional de Educação sugeria a criação da disciplina em todos os cursos e em todos os anos de escolaridade, contestando os 45 minutos atribuídos.
Esta é a quarta alteração aprovada do decreto-lei nº 74/2004 de 26 de Março que estabelece os princípios orientadores da reorganização curricular do ensino secundário e da avaliação das aprendizagens".
O Governo explica que um dos objectivos da reorganização curricular do ensino secundário é diminuir a carga lectiva semanal dos alunos no último ano, para que estes se preparem para os exames nacionais.
O projecto vai contra as recomendações do Conselho Nacional de Educação que defendia a manutenção da Área de Projecto no 12º ano.
O diploma aprovou a disciplina de Formação Cívica para o 10º ano, como forma de reforçar a formação nas áreas da educação para a cidadania, para a saúde e para a sexualidade. O parecer do Conselho Nacional de Educação sugeria a criação da disciplina em todos os cursos e em todos os anos de escolaridade, contestando os 45 minutos atribuídos.
Esta é a quarta alteração aprovada do decreto-lei nº 74/2004 de 26 de Março que estabelece os princípios orientadores da reorganização curricular do ensino secundário e da avaliação das aprendizagens".
CM
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