quarta-feira, janeiro 19, 2011

O "mercado" é quem manda

"Se as universidades fizeram de doutoramentos, mestrados, pós-graduações e todo o tipo de licenciaturas, as mais delirantes, um negócio, porque não abrir esse negócio, o dos produtos finais e o dos componentes, ao "mercado"?

E se um diploma do 12.º ano se obtém hoje, nova-oportunisticamente, num mês ou dois e uma licenciatura à bolonhesa enquanto o diabo esfrega um olho, proporcionado às universidades a "oportunidade de negócio" (que o Conselho de Reitores já avidamente agarrou) de "mestrar" o milhão de licenciados pré-Bolonha cujo título deixou de valer um chavo, torna-se difícil levantar excessivas objecções morais à compra e venda de teses. Porque o "mercado" é quem manda e o cliente tem sempre razão.

Entretanto, o "Diário das Beiras" foi à net e descobriu o que toda a gente sabe (com excepção dos poucos e ingénuos que ainda acreditam na honestidade e de certos orientadores universitários): que se podem encomendar teses de doutoramento e mestrado sobre qualquer assunto, elaboradas por especialistas "de acordo com rígidos critérios de originalidade e qualidade" e a preços que variam entre os 1 200 e os 6 000 euros (vantagens da concorrência, pois há dois anos o DN informava que os preços andavam pelos 50 000 euros).

Talvez, quem sabe?, este venha a ser um nicho de mercado a explorar pelas próprias universidades, vender doutoramentos e mestrados prontos a vestir e já com tese incluída".

Manuel António Pina
JN

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