domingo, maio 10, 2009

Educação. Quem se interessa?

"Por muito que queiramos adornar o estado da Educação no País e na Região não há jeito a dar-lhe…colocamos uma rosa ali, um laço acolá, experimentamos alguma verdura, mas o resultado é sempre mau. É como se agarrássemos num caco de barro e o quiséssemos transformar na mais bela princesa do mundo; jamais o conseguiríamos!
É urgente repensar o ensino desde a base até ao topo. Pôr ao chão tudo o que tem sido feito nos últimos anos - e não estou a referir projectos Educativos saídos de Governos de quaisquer Partidos Políticos em particular -, juntar uma equipa formada pelos melhores daqueles que conhecem o terreno e avançar para a interessante e indispensável aventura em que o objecto a encontrar é o “ensino de excelência”. É possível consegui-lo nas escolas públicas, com critérios bem definidos e exigentes, para não continuarmos a ser confrontados com pessoas que vêm para a vida activa quase sem saber escrever nem ler, mas já com diplomas de anos avançados de escolaridade, e com um desinteresse completo pelo estudo e pelos saberes que tão necessários são para continuar a cultivar o “espírito” ao longo do tempo que lhes foi dado para cá estar (leia-se, na terra). Ao falarmos de Ensino temos sempre que referir-nos a saberes reais, assentes em bases sólidas de conhecimento reprodutivo, ou seja, em que cada ano de escolaridade deverá ser alicerce do ano seguinte já que ninguém consegue aprender a andar sem que os primeiros passos tenham sido bem dados. Não é isto que está a acontecer nas nossas escolas, nas nossas universidades…Numa ânsia desenfreada de contabilizar “êxitos” através da apresentação de um elevado número de alunos a transitarem ao ano seguinte, ao outro ano seguinte e por aí fora, com medidas de avaliação pouco exigentes e uma exagerada e exaustiva justificação para os casos considerados de insucesso, estamos a cair num fosso infestado de falta de saberes que já apresenta resultados nada benéficos para os indivíduos que pretendem entrar no circuito do trabalho que, mais do que nunca, necessita de pessoas técnica e intelectualmente bem preparadas.
Estamos todos a hipotecar o futuro das crianças e dos jovens, uns por produzirem más leis, outros por omissão. Uma Escola, como centro educativo que é, tem que ser espaço de preparação, nos mais diversos âmbitos do saber e do ser, das gerações que nos vão seguir nesta caminhada que é a vida a “mudar de donos” a cada volta irreversível que dá".

Maria da Conceição Brasil
DN

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, tenho um site com conteúdo escolar/trabalhos escolares de uma olhadinha: www.pediaonline.com.br
Aceito parceiria de link...
Abraço