terça-feira, setembro 13, 2005

Áreas Curriculares Não Disciplinares

Alguns anos passados após a sua implementação, qual o balanço a fazer relativamente à introdução das áreas curriculares não disciplinares no currículo do 2º e 3º ciclos? Será que elas cumprem os objectivos a que se propuseram? Foi mais uma inovação cujo valor pedagógico está por demonstrar? Não terá sobrecarregado o horário dos alunos com as consequências nefastas que isso acarreta? Não será a Área-Projecto uma Área-Escola encapotada? Na Área-Projecto desenvolvem-se verdadeiramente projectos interdisciplinares? Os restantes professores do Conselho de Turma acompanham o percurso do projecto? A hora de Formação Cívica não é sobretudo utilizada para que o Director de Turma trate dos problemas burocráticos da turma, ficando as questões da cidadania na gaveta? O Estudo Acompanhado tem permitido aos alunos a apropriação de métodos de organização, de trabalho e de estudo que permitam a sua crescente autonomia no estudo? Não constituem estas áreas compartimentos estanques sem qualquer tipo de interrelação com as outras disciplinas?

3 comentários:

karadas disse...

A posição que defendo está implícita nas questões que formulo. De qualquer forma poderei ser mais concreto, dizendo:
Formação Cívica - O director de turma tende a valorizar o papel de apoio à turma em detrimento de um programa de educação cívica;
Área-Projecto - Sofre dos mesmos males da Área - Escola; a maioria dos projectos não tem um mínimo de qualidade (limitam-se a pesquisas na internet que redundam em "copy and paste); não existe interdisciplinaridade (quanto muito ela é fictícia); os restantes professores não acompanham o desenvolvimento do projecto;
Estudo acompanhado - remeto para as questões suscitadas.
Poderei dizer ainda que estas são áreas desvalorizadas por toda a comunidade escolar, sejam eles professores ou alunos. No que toca aos professores, basta ver a atenção e o interesse que estes dedicam à leitura e análise dos relatórios das ditas.

karadas disse...

Em síntese, direi que estas áreas de pouco servem para melhorar a qualidade do ensino, antes acrescentam carga horária a um horário já de si sobrecarregado.

Miguel Pinto disse...

E estigmatizaram os clubes escolares para esta salgalhada do estudo acompanhado, da área de projecto, da educação cívica? Afinal não aprenderam nada com o desastre da área escola.