O Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo (GIASE) divulgou os últimos dados relativos às taxas de aproveitamento. No ano lectivo de 2003/2004, 16% dos alunos do básico e do secundário reprovaram ou desistiram. Para além do 12ºAno, é nos anos correspondentes às transições de ciclo que as taxas de reprovação apresentam números mais elevados. Estes resultados não apresentam nenhuma novidade apenas vêm confirmar algo que todos nós que andamos pelas escolas há muito sabemos. E estas taxas de insucesso seriam bem maiores não fosse o grau mínimo de exigência dos professores que vai possibilitando que milhares de alunos vão progredindo no sistema educativo, graças à formulação de objectivos menos que mínimos de tão mínimos que são. E quem promove esta situação não são os professores. Nada disso. Quem "obriga" a que estas passagens administrativas se continuem a verificar é o Ministério da Educação que dá ordens no sentido de só se reprovar em casos muitos especiais, depois de esgotados todos os mecanismos de recuperação e superação das dificuldades detectadas nos alunos. Com este sucesso camuflado não é de admirar os péssimos resultados que ano após ano vamos apresentando no PISA.
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1 comentário:
Então o Ministério da Educação opta por nivelar a exigência bem por baixo para combater o insucesso escolar...
Assim não.
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