O insucesso em Matemática está bem expresso nos resultados alcançados pelos 84.980 alunos que realizaram o exame do 9º Ano, no ano lectivo transacto. 18.870 (22.2%) obtiveram uma classificação de nível 1; 41.214 (48.5%) uma classificação de nível 2; 17.141 (20.1%) uma classificação de nível 3; 6.747 (7.9%) uma classificação de nível 4 e 1008 (1.1%) uma classificação de nível 5. Os anos passam e esta situação insustentável mantém-se, se é que não se tem agravado. As razões apontadas são amplamente conhecidas e reconhecidas por todos: desde causas genéticas, má qualidade dos professores (ligeireza na formação e recrutamento), métodos de ensino ultrapassados, condições sócio-económicas do país e nível de educação dos pais, falta de pré-requisitos e de hábitos de trabalho, permissividade e facilitismo no sistema de avaliação dos alunos, entre outras. O diagnóstico há muito que está feito mas tardam em aparecer as soluções que permitam combater este flagelo. "Novas" medidas estão actualmente a ser implementadas nas nossas escolas. Aguardemos pelos resultados.
sábado, fevereiro 04, 2006
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2 comentários:
Confesso que já reajo a ouvir falar no insucesso em Matemática quando me debato é com o défice de competências gerais (não específicas da Matemática), com os enunciados que não sabem ler na totalidade, o português corrente dos mesmos que não interpretam, etc. Pela 1ª vez estou a trabalhar com o 9º ano (e a incluir nos testes)problemas que só exigem conhecimentos de matemática elementaríssimos (nada a ver com 9º ano ou 8º) que todos sabem, mas que exigem sim e apenas que leiam e interpretem informação sobre situações familiares, descritas em português ou graficamente. Ando a repetir que a geração de alunos dos últimos 3 ou 4 anos tem um problema com a atenção que precisa de ser estudado, pois, além de não adquirirem hábitos de pensar e de esforço na idade em que deviam adquiri-los, têm enorme dificuldade com a informação escrita - será que os novos meios de emissão e recepção de informação e a ausência do livro (dos velhos hábitos de leitura) está a ter uma influência nisto?
Eu fui correctora de exames do 9º ano, era visível que bastante do que deixavam em branco ou respondiam erradamente tinha a ver com a atenção aos enunciados e pedidos.
Desculpa esta "achega", que não é, obviamente, para centrar a causa do insucesso no que disse, mas apenas para acrescentar mais uma.
Curiosamente este ano o KARADAS não reafirma a confirmação do insucesso, tal seria impossível, mas... nem consagra o sucesso escolar.
Já não há fair-play?
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