O diálogo que a seguir se reproduz decorreu, a semana passada, com um ex-aluno que no ano transacto reprovou no 10ºano.
- Então João, como vão este ano os estudos?
- Não vão mal…
- Quantas negativas?
- Duas ou três…
- Duas ou três?! Não me diga que não sabe quantas negativas é que teve?!
- É verdade. Ainda não fui ver as pautas.
- Não acredito! E os seus pais, também não sabem?
- A minha mãe já veio à escola e deve saber.
- E ela não comentou nada consigo?!
- Até agora não!
Resta acrescentar que isto não é um caso isolado. Na minha escola é habitual iniciar-se um novo período escolar sem que uma parte substancial dos alunos tenha sequer curiosidade em saber qual foi o seu aproveitamento escolar.
- Então João, como vão este ano os estudos?
- Não vão mal…
- Quantas negativas?
- Duas ou três…
- Duas ou três?! Não me diga que não sabe quantas negativas é que teve?!
- É verdade. Ainda não fui ver as pautas.
- Não acredito! E os seus pais, também não sabem?
- A minha mãe já veio à escola e deve saber.
- E ela não comentou nada consigo?!
- Até agora não!
Resta acrescentar que isto não é um caso isolado. Na minha escola é habitual iniciar-se um novo período escolar sem que uma parte substancial dos alunos tenha sequer curiosidade em saber qual foi o seu aproveitamento escolar.
3 comentários:
Para que se abra mais uma porta para a divulgação do muito trabalho válido que os professores desenvolvem junto dos alunos, na área da preservação do ambiente, vimos oferecer o nosso espaço, para a eventual publicação de material (textos, imagens, ...) que nos queiram enviar, através do endereço electrónico que temos visível no nosso blog.
Somos um movimento que luta para salvar um rio que tem sido alvo de inqualificáveis atentados.
...já para não falar da (i)responsabilidade dos professores, que em muitos casos se extingue ao fim de 90 minutos de aula e nem sabem o nome dos alunos. Enfim, felizmente não é o caso do diálogo!
Enviar um comentário