segunda-feira, junho 22, 2009

Para não variar, o exame de Matemática do 9º ano foi fácil

"A Sociedade Portuguesa de Matemática considera que o exame a esta disciplina que foi hoje realizado pelos alunos do 9º ano do ensino básico “é de novo demasiado elementar”.
“Há uma pergunta que “está ao nível do 3º ano de escolaridade” e em quase todas as questões “os conceitos são testados com exemplos demasiado elementares”. No seu parecer, a SPM indica que “grande parte da matéria do 9ºano de escolaridade não foi coberta por esta prova”.
“Não há problema algum em introduzir num exame perguntas de anos anteriores ou de grau de dificuldade baixo. O que é prejudicial é que um número exagerado de perguntas corresponde a tópicos que deveriam estar sabidos anos antes e que todas ou quase todas as perguntas tenham um grau de dificuldade muito baixo". Para a SPM, “o que exames deste tipo transmitem é a ideia de que não vale a pena estudar mais do que as partes triviais". “Tanto os jovens que prosseguem os seus estudos no Secundário como os que terminam aqui a sua escolaridade não podem concluir estar bem preparados pelo facto de conseguirem um resultado satisfatório neste exame”, frisa a SPM, que alerta para o seguinte: “uma prova demasiado elementar como esta não serve o progresso do ensino. Pelo contrário, cria precedentes difíceis de contrariar”.

Público

Comentário - Até agora ainda não ouvi ninguém dos envolvidos nos exames, sejam alunos ou professores, a dizerem que as provas têm sido difíceis. Pelo contrário. Até a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Associação de Professores de Português têm alertado para a facilidade dos exames. É pelo caminho do facilitismo que o Ministério da Educação quer fazer progredir o ensino em Portugal. Eu prefiro dizer que é assim que estamos a criar um país de ignorantes.

1 comentário:

Pedro disse...

Os exames do secundário são um prolongamento daquilo que é este Ministério d Educação: um autêntico antro de facilitismos para os alunos, seja nas avaliações, nas faltas, na indisciplina, em tudo!!!
Uma vergonha...
Já para os professores, não existem facilitismos. Bem pelo contrário...